Maná da Segunda

Maná da Segunda: Visão



Por Robert Tamasy


Como seria a vida sem pessoas de visão? Hoje achamos normal o automóvel, mas há 100 anos, veículos auto-propulsores estavam além da imaginação. Estou usando um computador para escrever este texto, mas posso me lembrar do início de minha carreira de jornalista, quando as máquinas de escrever manuais eram consideradas “avançadíssimas”. Passei recentemente por uma cirurgia cardíaca, que envolveu técnicas e tecnologia impossíveis de se obter há 20 anos.



Cada uma das inovações que hoje tornam nossa vida tão confortável, agradável e conveniente, surgiu porque pessoas visionárias reconheceram e reagiram às necessidades e problemas que observaram e, com grande determinação e perseverança, após tentativas e erros, chegaram a soluções que hoje nos beneficiam.



No ano passado tive o privilégio de conhecer alguns homens que revolucionaram a indústria de carpetes. Até os anos 50, os carpetes eram extremamente caros e estavam ao alcance apenas de pessoas e famílias mais ricas. Mas pela visão, criatividade e engenhosidade mecânica desses homens, os carpetes hoje podem ser produzidos em massa, em todos os estilos, cores e texturas, acessíveis para casas, escritórios, hotéis, escolas e restaurantes.



Visão, entretanto, não é exclusividade de uma elite minoritária. No trabalho diário, sua visão pessoal o ajuda a determinar sua eficiência naquilo que faz, bem como o sucesso a longo prazo de sua carreira e sua vida. Se você ocupa posição de liderança, sua visão influenciará a produtividade de seus funcionários e também seu entusiasmo e suas habilidades para trabalhar em equipe, na realização de uma missão comum.



Em "Liderança é Uma Arte", Max DePree, executivo de uma empresa de móveis, explica a importância da visão: “Pessoas sem visão lutam constantemente para ter esperança. Organizações sem visão da realidade podem prosseguir hesitantes durante certo tempo, mas nunca alcançarão sucesso. Organizações sem visão permanecem meras organizações, sobrevivendo, atingindo alvos temporários, na direção contrária ao seu pleno desenvolvimento.”



A Bíblia, guia contemporâneo extraordinário tanto para a vida como para o trabalho, fornece observações importantes sobre visão:



. Visão pode ser questão de vida ou morte para a sociedade e para o negócio. Visão claramente expressa e bem articulada proporciona às pessoas direção para suas ações e idéias. Sem visão o resultado é confusão e caos. “Onde não há visão, o povo perece” (Provérbios 29.18). Outra tradução diz: “Onde não há revelação, o povo rejeita o controle” .



. Visão do líder favorece unidade corporativa. Ao comunicar sua visão o líder define os limites para a iniciativa individual e promove o sentimento de missão comum, propiciando foco para os liderados. Sem isso, a tendência é que cada um faça o que lhe parecer certo aos seus próprios olhos. “Naquela época, não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo” (Juizes 21.25).



. Visão proporciona segurança e ordem. Visão ajuda a responder perguntas como: “Por que estamos aqui?” e “O que estamos fazendo?” Quando as pessoas chegam diariamente ao trabalho querem saber o que se espera delas e como podem contribuir para o sucesso da empresa. Sem tal clareza, líderes e organizações fracassam. “Quando uma nação é rebelde, tem muitos governantes, mas o homem de entendimento e conhecimento mantém a ordem” (Provérbios 28.2).


Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de autoria de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Recentemente colaborou com David A. Stoddard em "The Heart of Mentoring: 10 Proven Principles for Developing People to Their Fullest Potential" (A Essência de Mentorear: 10 Princípios Provados Para o Desenvolvimento Pessoal em Todo o Seu Potencial" e, com Ken Johnson, “Pursuing Life With a Shepherd’s Heart” (Vivendo Com um Coração de Pastor). Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (jsfortes@globo.com)

MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: mana@cbmc.org.br -A

Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.