Maná da Segunda

Maná da Segunda -> Vivendo de Acordo Com Nossos Valores



Por Rick Warren

Tudo que fazemos é influenciado pelos nossos valores. Mesmo que nunca tenha feito uma lista das coisas que são importantes para você, suas ações são fortemente determinadas pelos valores que lhe são caros e importantes. Toda vez que você toma uma decisão, está confiando em seus valores para lhe dizer o que fazer.

Infelizmente alguns dos valores através dos quais operamos podem ser contraproducentes e impedir nosso sucesso e senso de satisfação e de realização. Muitos desses valores estão em nosso subconsciente; nós não os escolhemos. Eles nos foram impostos por pais, amigos, colegas e pela cultura à nossa volta. Estudos têm demonstrado que a programação da televisão se tornou o principal formador de valores em nossa sociedade. Como resultado, se não formos cuidadosos, podemos nos descobrir agindo de acordo com informações e valores incorretos que não se sustentam sob pressão.



Assim como as velas determinam a direção de um barco, nossos valores orientam e até mesmo ditam o curso de nossa vida. Se isto é verdade, devemos intencional e frequentemente fazer perguntas como: "Em que direção meus valores estão me conduzindo? Eles produzirão o que espero ou me desapontarão?"



Outro fato sobre valores é que eles podem produzir muito estresse. Ocorre quando aquilo que declaramos crer e o que de fato cremos não estão alinhados. Por exemplo: quando dizemos: "Minha família é importante para mim", mas estamos sempre ocupados ou cansados demais para desfrutar de sua companhia. Dizemos: " Dou valor à minha saúde", mas trabalhamos em excesso, comemos demais e de forma errada, e raramente nos exercitamos. Dizemos:"Não sou materialista", mas ficamos tão endividados, que nos preocupamos o tempo todo com dinheiro.



Quando dois valores entram em conflito se chama dilema. Estudos recentes revelaram que valores conflitantes são a causa principal da tensão emocional existente entre líderes empresariais e profissionais. E qual é a solução?



1. . Identificar o que realmente é importante. Precisamos estabelecer nossa definição pessoal de sucesso. Não aquela dada por alguém. Lembre-se: sucesso é o que sinto quando vivo de acordo com meus valores. Não é um objetivo. Você pode ser bem-sucedido em qualquer área da vida, tendo por base seus próprios valores e metas pessoais. Comece por uma lista das coisas que mais valoriza. Pergunte a si mesmo: O que é mais importante? O que vai ser duradouro?“...Devemos escolher seguir o que é direito, mas primeiro devemos definir o que é bom”(Jó 34.3-4).



2 . Eliminar o que realmente não é importante. A cultura que nos cerca, a pressão de amigos e companheiros, e outros fatores nos tentam a agir contra nosso melhor juízo. Porém, valores claramente compreendidos servem como guia útil e confiável. “Não copie o comportamento e os costumes deste mundo, mas seja uma nova pessoa, diferente, com um renovado frescor em tudo quanto faz e pensa. Assim você aprenderá por experiência própria como os caminhos de Deus realmente satisfazem você” (Romanos 12.2 – tradução livre).



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de autoria de Rick Warren , escritor e conferencista, autor do best-seller "The Purpose-Drive Life" (Uma Vida Com Propósitos), traduzido em várias línguas através do mundo. Usado com a devida permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes

--------------------------------------------------------------------------------

Questões Para Reflexão ou Discussão



1. De que fatores você depende mais para moldar seus valores pessoais?



2. Qual foi a maior fonte de seus valores? Você acredita que algum dos valores mais robustos lhe foi “imposto” ou você o adotou sem realmente avaliá-lo cuidadosamente?



3. Você acredita que é possível expressar verbalmente nossa fé em certos valores e contradizê-la por meio de ações? Consegue dar um exemplo?



4. Como faria para distinguir o que é importante na vida, das coisas que competem por sua atenção, mas não são tão importantes para você?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Mateus 6.19-21, 28-34; 13.44-46; 19.16-30; Lucas 10.38-42; 1João 2.15-17.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2009 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.