Maná da Segunda

Maná da Segunda -> Vivendo e Trabalhando Com Coerência



Por Jim Langley

Eis uma pergunta que todos precisamos nos fazer: “Vivo com coerência?”  Muitos — especialmente homens — têm a tendência de compartimentar suas vidas em diferentes padrões de comportamento para cada faceta da vida, pessoal ou profissional. 

Por exemplo, no trabalho podemos ser bastante coerentes, seguindo práticas e comportamentos conforme um modelo profissional aceitável. Nossos relacionamentos seguem um código de ética em particular. Entretanto, quando lidamos com assuntos familiares, tratamos situações relacionais de forma totalmente diferente. Nos relacionamentos sociais exibimos formas de comportamento em conformidade com as normas do grupo. Se frequentarmos uma comunidade nosso envolvimento pode assumir outra feição. Assim, outra pergunta que deveríamos fazer é: “Quem somos realmente?”

Será que como seguidores de Cristo vivemos de forma coerente ou nossas ações estão condicionadas ao botão "liga-desliga"? Doug Spada e Dave Scott, autores do livro, “Monday Morning Atheist” (O Ateu de Segunda-feira de Manhã), argumentam que podemos facilmente cair na armadilha de nos tornarmos pessoas diferentes quando deixamos o lugar sagrado, e sugerem que imaginemos Deus trabalhando em todas as áreas de nossos empreendimentos profissionais.  

É uma boa sugestão mas que apenas arranha a superfície de uma questão mais profunda. Precisamos dar acesso a Deus em todas as facetas de nossa vida, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, procurando ser a mesma pessoa no trabalho, em casa, nas atividades comunitárias, no shopping ou onde estivermos.

Jesus disse, “Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do maligno” (Mateus 5.37), recomendando aos Seus seguidores que fossem coerentes, não dizendo uma coisa e depois fazendo outra.

Mas você pode estar pensando: “É difícil ser coerente!” É verdade. Mas o Espírito Santo está presente em nós e o que precisamos fazer é permitir que Ele assuma o controle de nossa vida, ao invés de tentarmos fazer tudo pela nossa própria força. 

Oswald Chambers aborda esse assunto frequentemente em seu livro, "Meu Melhor Para Ele", que se tornou o suporte de minha vida diária nos últimos 25 anos. Todas as manhãs ele me faz lembrar onde está minha verdadeira fonte de poder. Paulo expandiu esta ideia declarando: “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (Filipenses 4.13). São estas verdades que me ajudam a me manter mais coerente em todas as áreas da minha vida, ao invés de ficar me vestindo e despindo da minha "religião".

Como líderes em nossa família, nos nossos empreendimentos profissionais e na sociedade, Deus deseja que façamos o que é correto e sejamos “sal e luz” para aqueles que Ele coloca em nosso caminho. 

Próxima semana tem mais!

Texto de autoria de Jim Langley, agente e perito em seguros de vida (CLU), da New York Life, desde 1983. Membro ativo do CBMC Santa Bárbara, Califórnia, desde 1987. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Você acredita que ser coerente em todos os aspectos da vida é possível?

2. Quais os grandes obstáculos que enfrentamos para alcançar uma vida coerente?

3. Se você avaliasse sua vida pessoal e profissional, o quanto você acredita ser coerente com os valores que são importantes para você?

4. Como você aplica em sua vida a declaração de Paulo citada na epístola de Filipenses 4.13?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 4.5-6; Salmos 20.7; João 16.12-15; Tiago 3.11-18; 1João 1.5-9. 

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2013 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

 


Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.