Maná da Segunda

Maná da Segunda: Voando Com Fé Num Mundo Instável



Por Rick Boxx



Imagine suas mãos firmemente agarradas à haste do trapézio, enquanto você olha de relance para o chão, 25 metros abaixo. Ao respirar fundo e se lançar da plataforma do trapézio, você expulsa toda a dúvida de sua mente: dúvida se seu parceiro de acrobacias está preparado ou não, para apanhá-lo quando for necessário.



Balançando-se cada vez mais alto, você chega ao momento crucial de definição: vai soltar as mãos do trapézio, abdicando do controle total sobre o resultado, ou continuará segurando-se para retornar à plataforma, desapontando o público e sua equipe acrobática?



Soltando as mãos, você estará demonstrando inequivocamente a fé que tem em seu parceiro e que seu senso de oportunidade — e sua pegada — serão perfeitos. Suas esperanças podem estar baseadas em suas experiências passadas, mas este momento ainda está em questão.



Ao assistir à performance do Cirque du Soleil tempos atrás, testemunhei esse incrível cenário se desenrolando em poucos instantes. A fé exigida dos participantes e a precisão de seu controle foram igualmente impressionantes.



O livro de Hebreus (11.1), na Bíblia, nos diz: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” Muitos de nós são confrontados com decisões que exigem o exercício de uma certa medida de fé, mesmo que não seja exatamente voar num trapézio a 25 metros do solo. O foco de nossa fé pode estar em delegar a um empregado algo que ele poderá ou não fazer tão bem quanto nós. Ou, quem sabe, envolva a construção ou compra de novas instalações para sua empresa, sem que haja garantias que as vendas serão vigorosas o suficiente para cobrir os custos quando a obra estrutural estiver completa.



No mundo dos negócios, e mais do que nunca no século XXI, cada dia apresenta riscos que exigem certo grau de fé. É claro, você poderia se agarrar àquelas poucas coisas que parecem seguras, evitando incertezas, mas isso poderia levar ao desastre. Se evitar o risco, você pode estar seguro por um tempo, mas provavelmente vai se deparar mais tarde com sérios contratempos. Dar um salto de fé, por outro lado, pode trazer grandes recompensas e um futuro brilhante. Grandes líderes, grandes empresas e grandes realizações resultam da disposição para agir com fé, às vezes mesmo quando os fatos parecem contrários a decisões definitivas.



Se você está enfrentando um momento decisivo em seu empreendimento, profissão ou mesmo em sua vida, considere cuidadosamente de que ou de quem depende sua fé. E, então, esteja pronto para soltar a barra do “trapézio”, numa demonstração de confiança no que deposita a sua fé.



É por esse motivo que milhões de pessoas — homens e mulheres — começam cada dia de trabalho com oração, expressando sua fé em Deus, Aquele que conhece com certeza as coisas pelas quais podemos apenas esperar, Aquele que claramente vê as coisas que nós não podemos. As orações dessas pessoas não refletem fé naquilo que desejamos seja verdade, mas sim confiança e segurança que o Deus que adoram e servem é fiel e atencioso, e guiará seus pensamentos, palavras e ações.



Josué assumiu a corajosa tarefa de liderar dois milhões de pessoas depois da morte de Moisés. Se há alguém que já se sentiu desafiado pela confiança nas coisas que esperava e pela certeza daquilo que não podia ver, este alguém foi Josué. Deus, porém, repetidamente lhe disse: “Seja forte e corajoso.”



Como Josué poderia fazer isso? Deus lhe disse como: “Não fui Eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você, por onde você andar” (Josué 1.9).



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.


--------------------------------------------------------------------------------

MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: liong@cbmc.org.br -A distribuição em sua íntegra é desejável, mas a reprodução parcial ou integral requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: mana@cbmc.org.br -A

Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.