Mensagem do dia

Mensagem do dia 16 -> A felicidade da misericórdia



Leitura: Salmo 41.1-13

Como é feliz aquele que se interessa pelo pobre! (v. 1)

Bem-aventurado, feliz e abençoado aquele que cuida do pobre. Essa palavra nos lembra das bem-aventuranças proclamadas por Jesus no Sermão do Monte: “Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia” (Mt 5.7).
Nossa sociedade pós-moderna exalta o individualismo, a ambição, o materialismo, o poder, o sucesso a qualquer preço, a idolatria da estética, o prazer egoísta, a futilidade, o consumismo. Nesse ambiente, parece estranho e incômodo a Palavra de Deus exaltar a prática da misericórdia e o cuidado com o pobre. Valorizar o ser e o relacionar-se em vez do ter e aparecer não está na moda.
A Palavra de Deus, porém, tanto no salmo como em Mateus, é libertadora ao considerar feliz, bem-aventurado, abençoado o que se interessa em socorrer e ajudar o pobre. Pobre é o órfão, a viúva, o doente, o solitário, a criança, o estrangeiro, o desempregado (Mt 25,35s). A piedade e a espiritualidade bíblica não valorizam unicamente a relação vertical de Deus com a pessoa, mas também a relação horizontal desta com o próximo necessitado de cuidado. A parábola do Bom Samaritano não deixa a menor dúvida de que o amor de Deus e o amor ao próximo são inseparáveis (Lc 10.25ss). O mandamento é um só. A cruz de Jesus tem um eixo vertical e um horizontal. O crucificado tem os olhos fixos no Pai e os braços estendidos e marcados pela dor e sacrifício por amor à humanidade.

Oração: Deus e Pai, ajuda-nos a distinguir os falsos desejos do coração e liberta-nos deles. Preenche nossos corações com os verdadeiros desejos, a começar com um relacionamento autêntico contigo, única fonte de realização em nossa vida. (James Houston, A Fome da Alma)

Orando em família. Diariamente uma mensagem nova para você e sua família. Conheça o site do Movimento Encontrão. Clique aqui!
Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.