Mensagem do dia

Mensagem do Dia 03 -> A profecia verdadeira



Leitura: Jeremias 29.15-23

Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a respeito de Acabe,... de Zedequias,... que estão profetizando mentiras... (v. 21)

Nesta caminhada de reflexão, já pudemos perceber que o profeta Jeremias denuncia os falsos pregadores da Palavra de Deus como sendo pessoas que sonham segundo o desejo do povo (v. 8). Ou seja, eles falam aquilo que é a aspiração, a vontade e a esperança natural das pessoas. Eis aqui o primeiro ponto para perceber se alguém fala ou não de acordo com a Palavra de Deus. Para Jeremias, os verdadeiros pregadores não legitimam inicialmente o que o coração humano espera, pelo contrário, eles profetizam, em muitas ocasiões “guerra, desgraça e peste contra muitas nações e grandes reinos” (Jr 28.8).
O segundo ponto é o auto-envio. ‘Eu não os enviei’, declara o SENHOR (v. 9). Os verdadeiros pregadores da Palavra de Deus sabem que sua tarefa é, por vezes, ingrata e gera muita incompreensão, e, para isso, ninguém de sã consciência se autoconvoca e envia. Pelo contrário! Também Jeremias, ao analisar a sua caminhada profética nos diz que ele é “ridicularizado o dia inteiro; todos zombam de mim” (Jr 20.7). Quem vai querer entrar nisso, de livre e espontânea vontade? O verdadeiro pregador é aquele que, na verdade, diz juntamente com Jeremias: “Persuadiste, e eu fui persuadido” (Jr 20.7).
O terceiro ponto para verificar se alguém anuncia realmente a Palavra de Deus é, para Jeremias, a coerência entre pregação e testemunho de vida. Isso ele não encontrava nos “profetas de Jerusalém”, visto que estes “cometem adultério, e vivem uma mentira. Encorajam os que praticam o mal, para que nenhum deles se converta de sua impiedade” (Jr 23.14).

Oração: Senhor, guarda-nos dos falsos profetas. Senhor, guarda-nos de sermos falsos profetas. Amém.

Orando em família. Diariamente uma mensagem nova para você e sua família. Conheça o site do Movimento Encontrão. Clique aqui!

Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.