Mensagem do dia

Mensagem do dia 07 -> A purificação do Templo



Leitura: Mateus 21.12-16

“Está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração’...” (v. 13)

Este incidente no templo certamente foi a causa imediata da morte de Cristo. Na verdade, Jesus não estava anunciando o fim do sistema de sacrifícios no templo. Ele levou a sério o que Isaías dissera: “Parem de trazer ofertas inúteis! Não consigo suportar suas assembléias cheias de iniqüidade... As suas mãos estão cheias de sangue!... Parem de fazer o mal... Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva ...” (Is 1.13s).
Jesus protestou contra o desvirtuamento da casa de Deus: em vez de ser o lugar da verdadeira adoração a Deus, o templo era usado para extorsão e fraude. Isso não só era injustiça contra o próximo, mas também ofendia a Deus na sua própria casa. Ao expulsar os vendedores do templo, Jesus afrontou os interesses dos saduceus e, especialmente, da família do sumo sacerdote, indicando para o sacrifício definitivo que Ele faria (Hb 9.23s).
Jesus tinha o objetivo de proclamar os feitos de Deus. Por isso, relembra Israel da sua tarefa, ensinando: “Não está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’?” (Mc 11.17). Sua indignação residia no fato de que, exatamente onde a graça de Deus deveria ser anunciada, esta estava sendo mercadejada. O templo em Jerusalém tornara-se um fim em si mesmo, por isso deixou de servir aos propósitos divinos.
Você já viu algo parecido hoje em dia?
Um verdadeiro templo é um lugar de adoração e oração para quem do Senhor necessita. Que a advertência de Jesus esteja inscrita em todos os templos como lembrete e meta!

Oração: Faze de mim, Senhor, um templo vivo e autêntico!
Orando em família. Diariamente uma mensagem nova para você e sua família. Conheça o site do Movimento Encontrão. Clique aqui!
Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.