Mensagem do dia

Mensagem do Dia 27 -> A violência doméstica



Leitura: Mateus 5.21-25

“ Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento”. (v. 22a)

Estudos sobre a infância apresentam-nos o triste quadro da violência doméstica. Ela é praticada em todas as camadas sociais, mas está mais exposta entre os pobres. Ela vai desde o abuso sexual, agressões físicas, cárcere privado, etc. Existe uma agressividade generalizada no âmbito doméstico. Já nem falo de família, pois é difícil afirmar que isso ainda seja família. Mas não queremos julgar e sim, fazer algo.
Também essa violência não é gratuita ou natural. Ela tem suas causas. Maus tratos sofridos pelos pais na infância, são passados às novas gerações. Uma educação de poucas palavras, muitas varadas e tapas, perpetua essa mentalidade violenta. A mensagem que os pais passam aos filhos, agindo assim, é que dificuldades e crises se resolvem com força bruta. Aliás, muitos desenhos animados dirigidos ao público infantil são terrivelmente violentos. Pode-se falar até numa cultura da violência.
Diante disso, a Palavra do Senhor nos chama à vigilância. A cultivar bons relacionamentos sem raiva, gritaria ou histeria. Sem agressões por palavras ou ações. Quem tem uma boa palavra, comunica-se sem agredir. Mas como ter uma boa palavra se o coração é um vulcão a explodir?
A violência precisa ser vencida, em primeiro lugar, dentro de nós mesmos. Só então seremos livres para construir a paz nos relacionamentos. A mente habitada por Cristo gera bons pensamentos, boas palavras e bons caminhos (Fp 4.8). Isso deve ser o nosso padrão de conduta para vencer a violência em nosso lar.

Oração: Senhor, ajuda-me, hoje, a controlar os pensamentos para que a minha boca pronuncie palavras boas que aproximam, gestos que valorizam, atitudes dignos de um filho (a) de Deus.

Orando em família. Diariamente uma mensagem nova para você e sua família. Conheça o site do Movimento Encontrão. Clique aqui!
Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.