Mensagem do dia

Mensagem do Dia 28 -> A violência gerada pela opressão



Leitura: Êxodo 3.1-12

Disse o SENHOR: “De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, tenho escutado o seu clamor...” (v. 7)

Uma das violências mais nefastas é a violência institucional, praticada pelos sistemas políticos, econômicos ou religiosos.
Nossa educação cristã nos leva a sermos honestos, sujeitos às leis e autoridades constituídas. Mas, o que fazer quando as leis são injustas? Quando os governantes são corruptores ou corruptos?
Muitos se revoltam. Porém, a rebeldia e a indignação isoladas não mudam a situação. Na Palavra de Deus, encontramos saídas melhores. Vejamos a opressão do povo de Deus no Egito. O opressor Faraó decretava leis injustas e cruéis. O povo de Deus sofreu horrores. Apesar da indignação, esperaram em Deus e clamaram por socorro. Deus mesmo suscitou-lhes um libertador.
Moisés quis resolver a questão com suas próprias mãos e, num gesto de revolta, matou um egípcio. Com isso, a situação ficou ainda pior e teve que fugir. Só depois de um longo tempo de retirada, Deus o chamou pela sarça ardente. Então Moisés, sob a liderança de Deus, conduziu o povo à liberdade.
Quando caímos na tentação da rebeldia, isso não leva à transformação. Devemos buscar os caminhos legais da mudança ou a desobediência civil, não violenta, como alternativa para mudar a situação. Será que temos fôlego para isso? Como igreja, também podemos apoiar iniciativas de movimentos sociais ou organizações que abraçam boas causas sociais. Pois Deus não se agrada da opressão, seja ela política, social ou religiosa. Ele ouve o clamor de seu povo e nos concede liberdade em Cristo.

Oração: Senhor, muitas vezes a humanidade viveu situações caóticas e somente no poder do teu Espírito houve transformações. Ajuda-nos a discernir os teus caminhos.

Orando em família. Diariamente uma mensagem nova para você e sua família. Conheça o site do Movimento Encontrão. Clique aqui!
Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.