Mensagem do dia

Mensagem do dia 19 -> As mulheres de Éfeso



Leitura: 1 Timóteo 2.9-15

Da mesma forma, quero que as mulheres se vistam modestamente ... A mulher deve aprender em silêncio ... Não permito que mulher ensine ... (v. 9, 11 e 12)

Isso parece desafinar aos nossos ouvidos, sensíveis à discriminação da mulher! Dá a impressão de sustentar uma posição machista. Vamos examinar melhor. A mensagem de Cristo trouxe uma nova liberdade à mulher. Em nosso texto, por exemplo, a observação de que as mulheres devem aprender é progresso fenomenal em relação à cultura judaica, que proibia isso. Mas, em sua preocupação profundamente missionária, Paulo percebe dois riscos nessa liberdade: ser abusada e tratada levianamente, ou causar uma ruptura com a cultura local. Assim, ele pede que as mulheres se vistam com discrição. Elas têm, sim, liberdade para usar de arte e criatividade, mas isso com moderação. Tudo... é permitido, mas nem tudo convém (1Co 6.12). Afinal, a verdadeira beleza se mostra nas ações. A nova liberdade não pode ser abusada ou usada levianamente. Pense nisto: em que sentido essa palavra também é para nós?
E a proibição de a mulher ensinar? Paulo não está proclamando algo universal, pois em outros lugares menciona mulheres em posição de responsabilidade (Rm 16.1,3,6,12,15; Fp 4.2). Aqui se trata do contexto de Éfeso. A liberdade da mulher, de ensinar, de liderar, poderia ser interpretada como libertinagem ou má educação e, assim, impedir a divulgação do evangelho. Isso o coração missionário de Paulo não podia permitir. Por amor ao evangelho é preciso abrir mão da liberdade. De que você pode abrir mão para que o evangelho seja mais divulgado hoje, em sua comunidade?

Oração: Deus, que minhas atitudes não sejam empecilho ao evangelho; que eu abra mão de meus direitos por amor de ti.

Orando em família. Diariamente uma mensagem nova para você e sua família. Conheça o site do Movimento Encontrão. Clique aqui!
Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.