Mensagem do dia

Mensagem do dia 19-> Co-depedência



Leitura: Marcos 10.46-52

“Mestre eu quero ver!” (v. 51b)

Nas dificuldades da vida, precisamos de pessoas que nos apóiem. De vez em quando, os pais precisam ajudar seus filhos nas tarefas da escola. Podemos ajudar fazendo as tarefas para eles ou com eles. Quem as fizer para eles, na verdade, não os ajudará. Somente quando as fizermos com eles os auxiliaremos, pois, em seguida, conseguirão fazê-las sozinhos.
De modo muito semelhante, o dependente de álcool ou drogas precisa de ajuda para sair da crise. Não de alguém que resolva os problemas para ele, pois, nesse caso, ficará só assistindo e seus problemas aumentarão. Esse auxílio, para ele, é maléfico e se chama de co-dependência. Como na educação dos filhos, a forma correta para ajudá-lo é: resolver os problemas com o dependente químico, pois ele mesmo precisa achar a saída da crise. Se ele tiver dívidas, não as pague para ele, mas vá com ele e ajude-o a resolver sua situação. Se as suas roupas estiverem sujas, não as lave para ele. Trilhe o caminho do tanque com ele. Se tiver polícia no “pedaço”, não resolva para ele. Apresente-se, mas com ele. Fazendo o que for preciso com ele, você permanecerá sadio, e sua ajuda será eficaz.
Jesus agiu dessa forma. Bartimeu gritava: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”. Jesus conhecia o problema dele, mas não agiu pelo cego, mas com ele. Jesus o chama para uma conversa pessoal e lhe pergunta: “O que você quer que eu lhe faça?”. Jesus não o atropela, mas espera que ele responda: “Quero ver”. Só então o Filho de Deus intervém e o cura. Depois Bartimeu o seguiu – caminhando com as próprias pernas!

Oração: Pai, Tu me conheces. Transforma minha vida. Ensina-me a viver em família e a andar nos teus caminhos.


Orando em Família.
Diariamente uma mensagem nova para você e sua família. Conheça o site do Movimento Encontrão. Clique aqui!

Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.