Mensagem do dia

Mensagem do Dia 06 -> Coragem profética



Leitura: 2 Reis 8.7-15

Eliseu ficou olhando fixamente para Hazael... Então o homem de Deus começou a chorar. E perguntou Hazael: “Por que meu senhor está chorando?” Ele respondeu: “Porque sei das coisas terríveis que você fará aos israelitas”. (v. 11s)

Uma terceira forma de participação efetiva nos processos políticos, como cristãos no exercício de sua responsabilidade cristã, com obediência e liberdade, é manter a coragem do espírito profético. A profecia é a ação da denúncia que enfrenta uma realidade perversa. A Bíblia é rica no relato de tais experiências. Os profetas de Israel enfrentaram as injustiças do seu tempo, pregaram contra a opressão, denunciaram os maus intentos do coração, pregaram contra a idolatria e não se submeteram a nenhum sistema que negasse a existência de um só Deus. Jesus vira a mesa em protesto ao comércio da fé (Mc 11.15-18); desafia o modelo cínico do Sinédrio (Mt 23); resiste ao decreto de morte de Herodes (Lc 13.31-32). Tiago lamenta a exploração do trabalhador (5.1-6).
Sabemos de homens e mulheres, na história da igreja, que conseguiram de forma extraordinária integrar a fé cristã com uma visão ampla de mundo. Pecado, no entendimento deles, tinha também a ver com sistemas perniciosos de governo, com opressão de minorias, com discriminação.
Se a fé cristã não for atuante, profética, protestante, nem os nossos cultos terão sentido, serão ricos apenas em coreografias, mas vazios de conteúdo e significado.
“Será possível... que os responsáveis de uma geração diante de uma transformação histórica decisiva sentiam diferentemente do que nós hoje – justamente porque se estava criando algo bem novo que não se enquadrava dentro das alternativas do presente?” (D. Bonhoeffer-1942).

Orando em família. Diariamente uma mensagem nova para você e sua família. Conheça o site do Movimento Encontrão. Clique aqui!
Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.