Mensagem do dia

Mensagem do Dia 28 -> Deus justo que cumpre sua promessa



Leitura: 2 Reis 24.6-17

Conforme o SENHOR tinha declarado, ele retirou todos os tesouros do templo do SENHOR e do palácio real... Levou para o exílio toda Jerusalém... só ficaram os mais pobres. (v. 13s)

O segundo cerco babilônico aconteceu no ano de 597 a.C. durante o reinado de Joaquim. Dessa vez, o povo de Judá não ofereceu resistência. Os babilônios despojaram os tesouros do templo e do palácio real. Nessa segunda deportação, levaram mais de dez mil cativos. Levaram a elite da nação judaica, entre eles, o rei Joaquim e o profeta Ezequiel. Tudo isso aconteceu para se cumprir a palavra que o Senhor falara através dos profetas (Dt 28.36; 2Rs 20.17; Is 39.6; Jr 20.5,24.1).
Mas Deus é misericordioso, não tem prazer em punir. Antes, prefere advertir, chamar ao arrependimento. Pacientemente, durante anos, avisara o povo de Judá do perigo que corriam. Entretanto, como Deus santo e justo, não podia ver o povo imerso no pecado e resistindo ao seu Criador.
Por isso, enviou os babilônios como instrumento de seu juízo. Habacuque, perplexo quanto a esse fato, questionou: “Como um Deus santo, que não tolera o pecado, castiga o seu povo através de uma nação mais perversa que Judá?” (Hc 1.13). Deus respondeu que o justo e o perverso não terão o mesmo fim. No devido tempo, os babilônios seriam castigados. E afirmou que, apesar dos horrores do juízo iminente, o justo viverá pela sua fidelidade (Hc 2.4). Ou seja, viverá numa confiança inabalável na Palavra de Deus. Confiará na providência divina, mesmo que Ele envie sofrimentos. Na perspectiva de uma calamidade, Habacuque exaltou a salvação e a soberania de Deus (Hc 3.16s).

Oração: Senhor, eu não compreendo todos os teus desígnios. Ajuda-me a não esquecer que Tu és fiel e justo em todos os teus caminhos.

Orando em família. Diariamente uma mensagem nova para você e sua família. Conheça o site do Movimento Encontrão. Clique aqui!
Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.