Mensagem do dia

Mensagem do Dia 02 -> Falsos profetas



Leitura: Jeremias 29.8-14

“Não deixem que os profetas e adivinhos que há no meio de vocês os enganem”. (v. 8)

Ontem meditamos acerca do que Deus ordenou aos exilados, deportados para Babilônia: que refizessem a sua vida, em todos os sentidos, nessa nova terra. Entretanto, nem todos estavam dispostos a acatar essa determinação divina. Provavelmente, ainda não tinham percebido que a deportação e o exílio faziam parte do juízo de Deus por causa dos pecados de todos (Jr 5.4-9). A incapacidade de uma parte do povo de perceber esses fatos levou o profeta Zacarias a relembrar a seus conterrâneos que a deportação e o exílio ocorreram por causa do coração endurecido deles (Zc 7.12). Com isso, eles provocaram a ira de Deus, que os espalhou “com um vendaval entre nações” (Zc 7.14).
Contudo, alguns em Jerusalém, juntamente com parte dos exilados, não queriam aceitar o juízo de Deus. Começaram a levantar a idéia de que a deportação e o exílio teriam ocorrido apenas por uma fraqueza momentânea dos judeus. Em função disso, lideranças em Jerusalém (Jr 27.1-3) e pregadores nacionalistas (Jr 28.2-4) começaram a instigar as pessoas para não acatarem a vontade de Deus, que significava acolher o Seu juízo e viver na Babilônia. Ao contrário, tentaram dar início a um movimento de rebelião contra o rei Nabucodonosor, criando, com isso, esperanças de retorno e liberdade para os exilados. Jeremias percebeu a falsidade dessa mensagem e alertou: “Estes profetas sempre sonham segundo o desejo do povo” (v. 8); e mais, ‘Eu não os enviei’, declara o SENHOR (v. 9).

Oração: Amado Deus, existem muitas vozes querendo cativar o nosso coração, inclusive para não seguirmos no caminho no qual Tu nos colocaste. Guarda-nos de inclinar o nosso coração e a nossa consciência nessa direção. Amém.

Orando em família. Diariamente uma mensagem nova para você e sua família. Conheça o site do Movimento Encontrão. Clique aqui!

Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.