Mensagem do dia

Mensagem do dia 20 -> Jubileu: O Ano da Libertação



Leitura: Levítico 25.1-10

“Consagrem o qüinquagésimo ano e proclamem libertação por toda a terra [de vocês].” (v. 10)

Depois de tratar do Dia da Expiação e das vestes do sumo sacerdote, meditaremos sobre o Ano do Jubileu. Ele é o final de um ciclo estabelecido por Deus para o povo escolhido de Israel como períodos de descanso para consagração (que significa: separado para adorar a Deus). Esse ciclo é: o 7º dia da semana (sábado), o 7º mês (tisri – equivalente ao mês de outubro), o 7º ano (ano sabático) e o ano após o 7º ano sabático (ano do jubileu). Como podemos observar, os períodos de santificação no Antigo Testamento sempre seguem uma seqüência de sete, o número da perfeição, muitas vezes usado na Bíblia para se referir a Deus. O 50º ano estabelece o equivalente a uma geração. Um dos propósitos do jubileu era proporcionar a cada geração que pensasse sobre sua condição de povo escolhido por Deus para santificá-lo e que relembrasse do agir amoroso e maravilhoso dele em sua história.
O tema básico do Jubileu é: “libertar o que estava preso”. Israel fora prisioneiro e escravo por mais de 400 anos no Egito. Deus libertou os israelitas por graça e bondade e queria que eles se lembrassem disso a cada geração. Agora Israel receberia das mãos de Deus terra para plantar e um lugar para viver livremente a aliança com Ele. Essa aliança estabelecia que Deus cuidaria deles. O Senhor proveria todo o necessário para que seu povo fosse bênção entre as nações (Gn 12.2-3) e Deus fosse o único a quem o povo servisse e amasse (v.17, 38, 43 e 54).
Será maravilhoso estudar e pensar sobre a graça e a misericórdia de Deus presente no Ano do Jubileu.

Oração: Senhor! É maravilhoso perceber a tua graça e amor no Antigo Testamento e descobrir que Tu és o mesmo sempre. Amém.
Orando em família. Diariamente uma mensagem nova para você e sua família. Conheça o site do Movimento Encontrão. Clique aqui!
Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.