Mensagem do dia

Mensagem do dia 30 -> Mateus, o judeu resgatado



Leitura: Mateus 9.9-13

Jesus... viu um publicano chamado Levi... (Lc 5.27)

Podemos dizer que Mateus, o mesmo Levi cobrador de impostos que é mencionado por Marcos e Lucas, era uma ovelha perdida da casa de Israel, um judeu degenerado. A profissão que ele exercia o diz. No Novo Testamento, a palavra “publicano” vem, muitas vezes, acompanhada da expressão “e pecadores”. Também é mencionada em paralelo a “não judeus”, aos gentios. Um dicionário bíblico resume bem que “O cobrador de impostos, se judeu, era um renegado aos olhos de seus compatriotas”.
Para alguém explorar ou extorquir seus próprios conterrâneos é preciso que tenha uma ética muito truncada, ou que tenha sido anestesiado para não sentir dor na consciência. É preciso não mais amar sua pátria e sua nação. O que nos ajuda a entender essa postura é imaginar a situação de alguém que perdeu todas as esperanças em relação ao seu país e ao seu povo. Alguém que pense: “Já que não dá para esperar nada de bom, nada ótimo do meu país, do meu povo, vou é cuidar de mim mesmo. Vou juntar todo o dinheiro que eu puder...”
Será que foi assim? Mas uma coisa é certa: quando não se tem mais esperança, então começa a degeneração.
Pois nessa ovelha perdida da casa de Israel Jesus pôs os olhos, e foi visitá-la.
Eis as boas novas de grande alegria: o Senhor veio visitar os perdidos, os degenerados, os encrencados, os sem esperança. O ser visitado por Deus iniciou uma nova fase na vida de Mateus! Na verdade começou uma vida nova para ele!

Oração: Senhor Jesus, agradeço que não fechaste os olhos para mim, para minha perdição, minha falta de esperança! Peço-te que a tua visita inaugure, também em mim, uma nova fase de vida! Uma vida nova contigo! Amém.
Orando em família. Diariamente uma mensagem nova para você e sua família. Conheça o site do Movimento Encontrão. Clique aqui!
Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.