Mensagem do dia

Mensagem do dia 13 -> O bode expiatório



Leitura: Levítico 16.1-14

“Mas o bode sobre o qual caiu a sorte para Azazel será apresentado vivo ao SENHOR para fazer propiciação, e será enviado para Azazel no deserto.” (v. 10)

Até aqui, Levítico tratou de diversas situações que afetavam as pessoas individualmente e impediam o seu convívio na comunidade. Nesse capítulo, Moisés passa a tratar do Dia da Expiação, um ato de purificação por todo o povo. Esses ritos nos parecem estranhos, mas eles ensinaram ao povo de Deus que os pecados de todos precisavam ser levados embora.
Assim Deus ordenou que um bode-expiatório fosse lançado precipício abaixo, em Azazel, como sacrifício. Diante dos olhos dos israelitas o animal ia para fora do arraial, para o deserto, de onde não voltaria. Isso era o sinal de que os pecados deles haviam sido removidos do seu meio. O altar usado no ritual pelo pecado, a pessoa que levava para fora os ossos e restos da oferta e aquele que acompanhava o bode ao deserto e, portanto se “sujavam”, precisariam ser purificados. Somente quando tudo fosse feito de acordo com a vontade de Deus, obtinha-se perdão dos pecados. Por isso, a Lei ocupa-se com a limpeza de corpo, utensílios, lugar e roupas. Isso mostra quanto o pecado é sujeira que contraria a santidade de Deus. Falar de santidade é falar de pureza.
A celebração do Dia da Expiação denunciava a realidade do pecado e a certeza de que somente Deus era capaz de tratar dele. Mostrava que, como ministro de Deus, o sumo sacerdote não estava isento do mal e precisava ser purificado para entrar no Santo Lugar, na presença do santo Deus.
Jesus Cristo, o sumo sacerdote sem pecado, não precisou fazer expiação por Si mesmo, mas também ficou sozinho. Foi abandonado por todos, quando estava fazendo expiação pelos pecados de toda humanidade (Mt 27.46).


Orando em família.
Diariamente uma mensagem nova para você e sua família. Conheça o site do Movimento Encontrão. Clique aqui!

Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.