Mensagem do dia

Mensagem do Dia 26 -> O Cristão e a violência



Leitura: Gênesis 4.1-18

...Caim fundou uma cidade, à qual deu o nome do seu filho Enoque. (v. 17)

Nos jornais e noticiários e, até nas conversas, rapidamente o tema violência é dominante. Vivemos sob um império da impunidade e todos se sentem inseguros. Mas, afinal, o que gera a violência? Será possível encontrar as causas dessa epidemia social?
A história de Caim pode ajudar-nos. Vamos olhar para a situação dele. Ele afastou-se da presença do SENHOR (Gn 4.16). Sua consciência estava cheia de culpa e medo por causa do assassinato de seu inocente irmão. Havia fugido da presença de Deus e via todas as pessoas como inimigas. Sua vida era dominada pela obsessão da perseguição. Seu pecado o oprimia. Essa opressão gerou nele o medo e a violência. Diz-se popularmente uma pessoa medrosa é uma pessoa perigosa. E quem tem medo se arma.
Para aplacar seu medo, Caim construiu uma cidade. Talvez ela fosse apenas um curral para proteger de ataques sua família e os animais domésticos. Seja como for. Em sua cidadela, Caim sentia-se seguro. Nela ele tinha domínio da situação e controlava seu medo. Ele já não confiava no que o Senhor disse nem se lembrava do sinal que Deus colocou em sua testa (Gn 3.15). Não confiava na proteção de Deus. Sua segurança estava nos muros construídos pelas próprias mãos. Assim nasce a mentalidade da violência. Ela é fruto do pecado, da culpa e do medo. Esse medo gera angústias e cria fantasmas. Onde falha a fé surgem os fantasmas. Os fantasmas do medo engendram a violência.

Oração: Senhor, livra-me da tentação de confiar em mim. Livra-me do medo e dos fantasmas. Dá-me um coração confiante, porque Tu és a minha segurança. Só contigo venço os meus medos.

Orando em família. Diariamente uma mensagem nova para você e sua família. Conheça o site do Movimento Encontrão. Clique aqui!
Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.