Mensagem do dia

Mensagem do Dia 16 -> 4ª Rasteira: no nosso senso de mérito



Leitura: Lucas 6.32-34

“... que mérito terão, se fizerem o bem àqueles que são bons para com vocês?” (v. 33)

A próxima pergunta que faço a esse texto é “por que amar os meus inimigos?”. Não ser uma pessoa má não basta? Não fazer mal a ninguém não é o suficiente? A rasteira de Jesus é curta e grossa: até os “pecadores” fazem isso.
Quem são essas pessoas, a quem Jesus chama de “pecadores” no texto? No relato de Mateus, o evangelista nos esclarece que Jesus estava falando dos publicanos, coletores de impostos, malvistos pelo povo (5.43-48). Isso é ainda mais marcante se lembrarmos que o próprio Mateus foi coletor de impostos antes de seguir a Jesus. Os publicanos eram o tipo de pessoa que não podia estar certa, o tema das piadas, o modelo de uma pessoa sem caráter. No nosso Brasil contemporâneo, podemos achar paralelo na figura do político. Nem conheço, mas com certeza é ladrão.
Parafraseando Jesus: você gosta de quem gosta de você? Os políticos também gostam. Você ajuda quem ajuda você? Os políticos também ajudam. Você empresta com contrato e garantias? Os políticos também emprestam. Mas o convite de Jesus, de novo, é muito mais radical. Não é um convite para “não ser uma pessoa má”, e, sim, para ser uma pessoa boa. Não é um convite para “não fazer mal a ninguém”, é um convite a ser um proponente do bem. É um convite a começar aquela pequena revolução de amor que já mencionamos. Não para amontoar “brasas vivas” na cabeça dos nossos inimigos, mas porque o mundo precisa de mais amor-ação. Como alguém que sabe que recebeu o maior gesto de amor imerecido possível na pessoa de Jesus, você está sendo convidado a começar a plantar esse amor.

Oração: Senhor, faze de mim um instrumento do teu amor.

Orando em Família.
Diariamente uma mensagem nova para você e sua família. Conheça o site do Movimento Encontrão. Clique aqui!

Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.