Mensagem do dia

Mensagem do Dia 22 -> Trabalho em vão?



Leitura: 2 Reis 23.26-30

“...e rejeitarei Jerusalém, a cidade que escolhi, e este templo... ” (v. 27)

O Entretanto, o SENHOR dá medo. Medo justificado, pois o Senhor não se satisfez com a faxina. Nem ela, nem a festa que a seguiu desviaram a ira de Deus e pouparam o povo da rejeição vindoura. Quando o Faraó Neco saiu a guerrear com o rei da Assíria, Josias decidiu marchar contra aquele - e foi morto.
Aí surgem as perguntas perturbadoras: a reforma de Josias não valeu nada? Deus não podia ter esperado um pouco mais para ver se ia dar certo ou não? O bom Josias precisava morrer daquele jeito? O profeta Jeremias compôs um lamento em sua homenagem (2Cr 35.25), mas nem por isso sua morte foi diferente da dos piores reis do povo de Deus (2Rs 9.27s).
E ainda. É sobremaneira curioso o comentário de Crônicas de que o inimigo Neco mandou avisar Josias: “Deus me disse que me apressasse; por isso pára de te opores a Deus”. Mas Josias... não quis ouvir o que Neco lhe dissera por ordem de Deus, e foi combatê-lo (2Cr 35.21s). É como se o Cronista dissesse: “Está vendo? Josias gostava de dar valor à Palavra de Deus. Então devia sempre ter dado valor a ela, mesmo quando falada por um rei pagão. Ouviu?”
Apesar de tantas perguntas sem resposta, fica claro que Josias percebia corretamente a necessidade espiritual de seus súditos amados, e que ele amava ao Senhor e o obedecia de coração. Fica claro também que profecia dada por Deus se cumpre sim, pois Josias não chegou a ver toda a desgraça dos reinados seguintes (2Rs 22.20).

Oração: Senhor, reconhecemos que Tu não nos deves nada, nem explicação e nem sucesso. Ajuda-nos a obedecer a tua Palavra e deixar as conseqüências contigo.

Orando em família. Diariamente uma mensagem nova para você e sua família. Conheça o site do Movimento Encontrão. Clique aqui!
Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.