Mensagem do dia

Mensagem do dia 04 -> Um instrumento Cruel



Leitura: Jeremias 29.24-28

“Diga a Semaías, de Neelam” (v. 24)

A palavra de Jeremias encontrou uma oposição articulada. O profeta Semaías aliara-se a Hananias (Jr 28), Acabe e Zedequias (Jr 29.21), contra Jeremias. Nós já vimos, nesta semana que, tanto em Jerusalém como no exílio, havia pessoas que não aceitavam a situação vigente do domínio babilônico como expressão do juízo de Deus para o Seu povo. Eles procuravam levantar uma frente de oposição ao rei Nabucodonosor (Jr 27.1-3), e, para isso, instigavam os judeus (Jr 28.2).
Nesse sentido, as palavras de Jeremias eram um incômodo, uma vez que, com grande probabilidade, estavam encontrando eco entre os exilados. Usando um artifício maldoso, Semaías procurou caracterizar Jeremias como fanático que quer se passar por profeta (v. 26), escrevendo uma carta ao sacerdote Joiada. Considerar os mensageiros de Deus como tolos (Os 9.7) era repetir a visão que havia entre o povo acerca dos profetas (2Rs 9.11) e, com isso, fechar-se à sua mensagem e ao seu testemunho.
A difamação é um dos instrumentos mais cruéis que podem ser utilizados contra uma pessoa. Quando Semaías procurou descrever Jeremias como fanático, ele, na verdade, projetou sobre o profeta de Deus uma imagem deformada, para que não se desse crédito a este.
Contudo, o conflito de Semaías, se olharmos bem, não é simplesmente com Jeremias. Seu confronto real é com a Palavra de Deus, que ordena a permanência dos judeus na Babilônia (v. 28). Essa Palavra ele não podia tolerar e muito menos obedecer.

Oração: Querido Deus, cuida para que nossos lábios não difamem e nosso coração não seja resistente à Tua Palavra. Dá-nos força também para suportar a oposição que o teu evangelho gera ao ser anunciado.

Conheça o site do Movimento Encontrão. Clique aqui!
Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.