Mensagem do dia

Pão Diário -> A vingança



LEITURA BÍBLICA
Mateus 5.38-42

A mim pertence a vingança e a retribuição (Dt 32.35a).

Este texto bíblico é objeto de indagação e admiração por ser tão desafiador. Trata-se da atitude de amor total que Cristo manda que demonstremos aos nossos inimigos. É dever abster-se completamente da vingança e, conforme o texto, deve-se até permitir à pessoa perversa dobrar a injúria.
O padrão que Deus exige é o padrão que ele mesmo cumpriu. Na crucificação de Jesus, seus inimigos cuspiram nele, vendaram-lhe os olhos e bateram-lhe o rosto, coroaram-no com espinhos, zombaram dele. Jesus, com infinita dignidade e alto controle pelo amor, permaneceu calado.
Não se vingar não significa de forma alguma ser covarde ou ser alguém que não oferece resistência. Refere-se a alguém forte, cujo controle de si mesmo e cujo amor aos outros é tão poderoso que rejeita absolutamente qualquer forma concebível de retaliação.
Devemos recusar a “satisfação” da vingança, o gostinho da desforra. O princípio do texto é o amor. O amor altruísta de uma pessoa que, quando ferida, recusa-se a satisfazer o seu ego por meio da vingança.
A vingança é uma ação de ódio, multiplicadora do mal. Não devemos retribuir o mal com o mal e sim vencer o mal com o bem. O ódio multiplica o ódio e é tão perigoso para a pessoa que odeia quanto para a sua vítima. O ódio fere todas as partes, mas acima de tudo o amor é a única força capaz de transformar um inimigo em amigo. A vingança incentiva a irresponsabilidade, que incentiva o mal.
A vingança é prerrogativa de Deus. Não há porque tentar fazer justiça com as próprias mãos. Não temos este direito. Fazer isso é não confiar que Deus, no tempo certo e de forma correta, irá julgar todos os homens.
É preciso buscar ser livre de todo tipo de vingança. Não só na ação, mas também no coração. Já existe muito ódio no mundo, precisamos alimentar nosso coração com mais amor e gratidão. Temos pouco tempo de vida e não devemos gastá-lo desejando o mal para as pessoas. - HSG

Revidar uma ofensa com amor e perdão é a melhor forma de punir.


Rádio Trans Mundial : Buscamos levar a Palavra de Deus aos homens de nossa terra, para que tenham contato com o poder transformador do Evangelho.

Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.