Mensagem do dia

Pão Diário -> Amor ao próximo




LEITURA BÍBLICA
Mateus 5.43-48

Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor (Lv 19.18).

Nota-se uma grande confusão entre nosso povo a respeito do tema amor. Muito se fala, se escreve e se canta sobre o assunto, mas pouco se pratica. O problema está em diferenciar o que é amor sentimento, conhecido como paixão, do que é amor ação, aquele destacado na Bíblia, e que deve ser praticado independentemente do que sentimos.
Por exemplo, cada vez mais recebo casais para aconselhamento achando que seus casamentos não têm mais como continuar porque, segundo eles, o amor acabou. Eles ficam surpresos quando inicio o aconselhamento com uma pergunta e uma afirmação, dizendo: “O amor acabou? Então é hora de amar!”. Na seqüência explico a diferença entre amor paixão e amor ação. Mostro que paixão é sentimento e, como tal, diminui com o tempo e, se não o alimentarmos, até pode acabar. Mas que o amor ação, o amor que Cristo pregou, é agir de forma boa para com todos, sem levar em conta os possíveis sentimentos negativos que tenhamos contra o outro.
Talvez seja bom destacar que o versículo de hoje está em uma lista de leis. Ou seja, é uma ordem de Deus. Ao mesmo tempo em que proíbe a vingança, manda que amemos o nosso próximo. Também é bom relembrar que ele foi citado por Jesus como o segundo maior dos mandamentos, em companhia do principal que é o amor incondicional a Deus (Mt 22.34-40). Ainda é bom destacar que, no texto que lemos hoje, Jesus nos deu ordem para amarmos até mesmo os nossos inimigos, ação que vai contra os sentimentos normais.
Assim, quando falamos de amar ao próximo como a nós mesmos, falamos em fazer o bem a quem nos cerca, seja quem for, e quais forem nossos sentimentos em relação a eles. Falamos em fazer a eles aquilo que desejamos que eles nos façam. Falamos de uma ordem do Senhor que deve ser cumprida. - ARG

Faça ao outro o que você gostaria que lhe fizessem.

Rádio Trans Mundial : Buscamos levar a Palavra de Deus aos homens de nossa terra, para que tenham contato com o poder transformador do Evangelho.
Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.