Mensagem do dia

Pão Diário -> Bode expiatório



LEITURA BÍBLICA
Levítico 16.5-10,15

Nesse dia se fará propiciação por vocês, para purificá-los. Então, perante o Senhor, vocês estarão puros de todos os seus pecados (Lv 16.30).

Quando eu era pequena, sempre ouvia minha mãe dizer uma expressão que eu não conseguia entender: “bode expiatório”. O que seria aquilo? O que significaria? Era um bode que nos espionava? Era ao mesmo tempo engraçado e estranho pensar no significado. Depois, quando cresci , entendi um pouco mais o que vinha a ser um “bode expiatório”: alguém que teria de levar a culpa pelas bobagens alheias. Pagar o preço por um erro cometido. A maior surpresa, no entanto, foi descobrir anos depois essa figura na Bíblia, precisamente no livro de Levítico. Sim, lá estava ele: o “bode expiatório”. Só que agora ele tinha um valor especial: servia para compreender o real significado do sacrifício de Jesus. Os animais, nesse caso os bodes, representavam a maneira pela qual Deus lidava com o pecado dos israelitas. Ele perdoava o pecado por meio do primeiro bode - o expiatório, que era sacrificado. E removia a culpa por meio do segundo bode - o emissário, que era enviado ao deserto. O mesmo ritual precisava ser repetido todo ano. Deus usou essas figuras como sombra do que faria quando enviasse a Jesus para morrer por nós e levar nossa culpa. A morte de Jesus Cristo substituiu esse sistema definitivamente. Nossos pecados podem ser perdoados e a culpa removida se depositarmos a nossa confiança em Jesus. Jesus foi quem expiou e para sempre nos afastou do pecado. A Bíblia é assim: surpreendente. Mostra-nos coisas que sequer imaginaríamos, porque foi escrita justamente por um Deus surpreendente, cujo amor por nós o levou a assumir ele mesmo o papel de bode expiatório em nosso favor! - AP

Jesus pagou todo o nosso pecado com seu sacrifício.


Rádio Trans Mundial : Buscamos levar a Palavra de Deus aos homens de nossa terra, para que tenham contato com o poder transformador do Evangelho.

Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.