Mensagem do dia

Pão Diário -> Cálice da vida



Leitura Bíblica
Marcos 10.35-40

Podem vocês beber o cálice que eu estou bebendo? (Mc 10.38)

Nos evangelhos é comum a cena: uma mesa, os cálices, os pães e, em volta da mesa, os discípulos. Não existe outra coisa que una tão bem toda a humanidade do que a necessidade de se alimentar. Não por menos, nos evangelhos Jesus refere-se ao pão como seu corpo e ao vinho como seu sangue. Jesus também é quem pode unir tão bem toda a humanidade, e por isso se fez alimento por nós. Jesus entregou a sua vida por nós, e quem esteve próximo de Cristo viu um homem se entregar com seus sentimentos de tristezas e alegrias.
Em nossa leitura vemos Tiago e João que queriam ficar mais próximos de Jesus na eternidade e corajosamente fazem o pedido, mas Cristo lembra que é preciso beber o cálice que ele bebe, é preciso que, além dos momentos de alegria, eles conheçam as dores de Cristo e se envolvam com elas. A nossa união com Cristo depende de como aceitamos e participamos do seu sofrimento, é preciso coragem para beber o cálice que ele bebe e participar do seu sofrimento. O cálice de Cristo também é o cálice da tristeza, da amargura e da proximidade da morte. Cristo se alegrava em dividir as alegrias e certezas com os seus amigos, mas também os convidava a participar de suas tristezas e de seus sofrimentos. O cálice de Cristo não é estranho para nós, porque enquanto humano sofreu, chorou e ficou amargurado, e há um pouco de tudo isso em nós. É para amigos que Cristo oferece o cálice da tristeza. Não há como entrar na vida de alguém, ganhar intimidade, ser cúmplice e fazer pedidos, sem antes nos assentarmos à mesa e dividirmos um pouco da vida com o outro, sem antes bebermos e oferecermos o cálice da vida. Beber o cálice de Cristo é, além da certeza da salvação, poder experimentar e dividir a alegria e a dor que cada um traz. Essa é a lição que Cristo nos ensina, a alegria e a tristeza têm lugar na mesa da salvação, sempre em comunhão com ele. - LM

A comunhão no cálice amargo do sofrimento e da morte de Cristo é vida para nós.
Rádio Trans Mundial : Buscamos levar a Palavra de Deus aos homens de nossa terra, para que tenham contato com o poder transformador do Evangelho.
Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.