Mensagem do dia

Pão Diário -> Experiência profunda



Leitura Bíblica
Gênesis 32.22-30

Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel... (Gn 32.28).

Depois de vários anos na casa de seu tio Labão, Jacó viu que não poderia mais permanecer ali. Tinha conflitos constantes com o tio, que sempre procurava tirar proveito dele.
Jacó resolve então voltar para a casa de seus pais em Canaã, mas o que vem à sua mente diante dessa decisão? A imagem do seu irmão Esaú, que o havia jurado de morte (Gn 27.41).
Mas não há alternativas, e assim resolve mesmo voltar. Só que, no caminho, Jacó recebe a notícia de que Esaú vem ao encontro dele com 400 homens. Isto o perturba e ele ora a Deus pedindo misericórdia e livramento da ira do seu irmão.
Ao anoitecer, Jacó fez passar adiante as mulheres e os filhos, ficando ele só. Como é doloroso ficar só com a lembrança de grandes culpas, e foi nessa hora terrível que Jacó teve de lutar com alguém até a manhã. Nisso desenrola-se um diálogo entre o estranho e Jacó e o homem diz que quer retirar-se. Jacó, porém, requer primeiro a bênção dele. Quando o homem lhe pergunta o nome, ele responde “Jacó”.
O pedido de bênção deixa claro que Jacó reconheceu Deus nessa sua experiência mais profunda com ele. E quando este pergunta pelo nome, ele responde “Jacó”, que significa “enganador, suplantador”. Jacó recebe então um novo nome: Israel, que significa “Vencedor com Deus” ou “Príncipe que luta com Deus”. Além disso, Jacó foi ferido na coxa, passando a manquejar a partir de então, e foi assim ao encontro de Esaú, seu irmão.
De mãos vazias, sem capacidade física para uma luta corporal e com um coração penitente, Jacó não é mais o que roubara os direitos de seu irmão, mas o que lutara com Deus e prevalecera. Foi necessário tudo isto acontecer antes que Jacó pudesse reconciliar-se com Esaú. Quer ter paz com os outros? Só depois de parar de lutar com Deus e deixar que ele transforme sua vida. - MM

Uma experiência mais profunda com Deus leva à reconciliação com os homens.
Rádio Trans Mundial : Buscamos levar a Palavra de Deus aos homens de nossa terra, para que tenham contato com o poder transformador do Evangelho.
Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.