Mensagem do dia

Pão Diário -> Luto santo



LEITURA BÍBLICA
1 Coríntios 5.1-5

A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte (2Co 7.10).

Indignação é aquela raiva que sentimos quando sabemos da maldade que alguém outro praticou. Em si, não há nada de errado com isso – mostra que não concordamos com a malvadeza, e isso é correto. No texto que lemos hoje, alguém cometeu um ato muito maligno, e percebemos como Paulo, o autor do texto, está indignado por algo assim acontecer entre cristãos e – pior – por ninguém se incomodar com aquilo, pelo contrário! Nem entre os pagãos se admitiria tal coisa, afirma, e exige providências radicais.
Entretanto, indignar-se é muito fácil. Como Paulo dá a entender, os próprios pagãos se indignariam nesse caso. Indignação pode ser justa e correta, mas para o cristão ela é pobre, porque na indignação não existe amor, e é dele, acima de tudo, que a vida cristã se alimenta. Por isso, Paulo cobra algo diferente dos coríntios. Dependendo da edição da Bíblia que você tiver, lerá no v. 2 que eles deveriam lamentar-se ou estar cheios de tristeza ou, ainda, estar de luto. Curioso, não? Mas esse é um luto que não lamenta tanto o mal causado, mas chora com a triste condição do malfeitor.
Não se pode simplesmente decidir agir assim, mas é por aí que podemos medir se temos em nós o amor de Deus, que não quer apenas destruir o malfeitor, mas recuperá-lo. A propósito, isto não precisa aplicar-se só aos “irmãos na fé”, com quem, afinal, se tem alguma afinidade. Jesus não nos orienta a amar também os inimigos?
Um exemplo desse luto em nome dos outros foi dado por Neemias. Leia isso na Bíblia, em Neemias 1.4-11. Tal atitude diante de todo o mal que se pratica em torno de nós seria verdadeiramente construtiva. Mas não adianta fingir. Sem ter naturalmente a “tristeza segundo Deus” em nós, o choro é falso. Com ela, porém, abre-se um caminho de paz e alegria que indignação nenhuma oferece. - RK

O mundo sem Deus é maligno. Jesus chorou por ele. E nós? Vamos só falar mal dele?

Rádio Trans Mundial : Buscamos levar a Palavra de Deus aos homens de nossa terra, para que tenham contato com o poder transformador do Evangelho.

Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.