Mensagem do dia

Pão Diário -> Paciência



Leitura Bíblica
Gênesis 13.10-17

Sejam pacientes para com todos (1Ts 5.14).

Quantas vezes ouvimos alguém dizer: “Tenha paciência!” Essa ênfase bíblica é necessária porque a falta de paciência faz parte da nossa natureza. Aliás, paciência é uma faceta do fruto do Espírito que habita no cristão (Gl 5.22). Quer dizer, há situações na vida que dão oportunidade para o exercício da paciência além daquilo que conseguimos naturalmente. Somente o Espírito de Deus é capaz de nos tornar pacientes nessas situações. Um servo de Deus, muito experimentado em trabalhar com outros servos de Deus, falando numa reunião, advertiu: (1) Sejam pacientes com Deus naquilo que ele faz; (2) sejam pacientes com seus semelhantes e (3) sejam pacientes com vocês mesmos, porque não poderão aprender tudo dentro de pouco tempo.
Quanto à paciência com nossos semelhantes, segundo nossa leitura Abrão foi paciente com seu sobrinho Ló durante vários anos: quando Ló preferiu morar na cidade pecaminosa de Sodoma e quando foi socorrer Ló apesar da escolha errada deste, resgatando-o dos inimigos que o levaram (veja Gn 14). Pediu fervorosamente por ele e foi atendido quando a cidade foi destruída e Ló foi salvo pelos anjos com suas duas filhas. Para nós também pode ser necessário sermos pacientes com nossos familiares e parentes, especialmente quando não seguem a Cristo e quando aceitam doutrinas contrárias às nossas. Ou quando tomam decisões contrárias aos nossos conselhos e esperanças.
Igualmente cabe ao cristão exercer a paciência nas relações na igreja, conservando “a unidade no vínculo da paz” (Ef 4.3). Afinal, somos membros do corpo de Cristo, com o dever de nos amar uns aos outros como Ele nos amou. Ser paciente “para com todos,” como manda o nosso versículo, inclui todos com opiniões contrárias à nossa, pois todos têm o direito de expressão. Estende-se igualmente aos fracos na fé e desencaminhados, pois é no ambiente da união que o Senhor concede sua bênção (Sl 133). - TL

Paciência vale mais que força (cf. Pv 16.32).

Rádio Trans Mundial : Buscamos levar a Palavra de Deus aos homens de nossa terra, para que tenham contato com o poder transformador do Evangelho.
Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.