Mensagem do dia

Quem recebe o reino prova sua comunhão!



Leitura: Lucas 18.15-17

Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele. (v. 17)

Ao longo desta semana, pudemos meditar sobre essa preciosa palavra da Escritura. Ela salientou que o ser humano é um pedinte perante Deus. Tanto o publicano como as crianças são tomadas como exemplo por Jesus em função dessa condição. Ambos esperam ser supridos por Deus em suas vidas. Já o fariseu quer oferecer a Deus a vida que ele mesmo conquista, e que ele entende estar em suas mãos. Este é o seu dilema: ele quer oferecer, antes de receber.

Nesse sentido, é importante observar a regra que Jesus estabelece aqui: o Reino de Deus é recebido, não é produzido; é dado, não é construído. Na mesma direção, escreve o apóstolo Paulo: O que você tem que não tenha recebido? (1Co 4.7).

Essa é uma palavra dura para um fariseu, tanto antigo como contemporâneo. Ela nos lembra que nós somente podemos oferecer algo a Deus, porque temos sido primeiramente presenteados por sua livre graça. Apenas quem se deixa agraciar assim pode viver em comunhão com os demais agraciados.

O nosso tempo, como também foi o tempo de Jesus e dos apóstolos, não é acolhedor para essa mensagem, inclusive nas igrejas. A preocupação contínua com a produção de novas formas de culto, da inovação nos usos e costumes comprometeu, no passado, e compromete no presente, em muitas ocasiões, a verdade do evangelho. Nesse contexto, ela fica escondida ou é distorcida. Em contrapartida, Deus continua a ofertar a gratuidade da salvação. Ele aguarda por aqueles que estão de mãos vazias, que estão exaustos da espiritualidade do “quanto mais, melhor”. Por isso, não é sem razão que o teólogo Albrecht Bengel (1687–1752) escreveu: “A multidão dos membros do Reino celestial é composta na sua maioria por crianças.”

Concede-nos, Senhor, mãos abertas para receber tua graça.

Mário é professor de teologia na FATEV em Curitiba/PR.


Texto extraído do livro Orando em Família.

Ao ingressar nessa família de Deus,
aprendemos a viver e a conviver na igreja de uma maneira completamente nova.

Orando em Família quer contribuir
para esse aprendizado com preciosas lições diárias.

MARTIN WEINGAERTNER

Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.