Reflexão

A Fé Começa Em Casa – A Visão Moderna da Submissão



“Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como convém a quem está no Senhor.” (Colossenses 3:18)

Semelhantemente ao homem, Deus coloca desafios para a esposa. Se ao homem está posto o desafio da liderança com amor e cuidado, à mulher está a questão da submissão.

A palavra submissão, por si só, já suscita sentimentos complexos em muitas mulheres e em muitos homens também.

Primeiro vamos entender o significado da palavra. Missão: vocação, alvos, objetivos. Sub: debaixo de. Logo, submissão significa algo como ter sua própria missão ligada à missão de alguém, no caso do marido. Se o esposo está liderando a família como Deus lhe pede, então ele possui uma missão clara e saberá orientar sua esposa para que juntos possam chegar ao cumprimento do que lhes foi solicitado.

Por outro lado, se a liderança masculina está ofuscada, pálida ou inexistente, haverá muito espaço para discutirem qual é a missão, e poderá haver problemas, pois “visão + visão = divisão”, ou seja, opiniões e decisões diferentes ao invés de ajuntar irão levar ao distanciamento do casal.

Não há nada contra a liderança feminina, mas observa-se que a grande maioria das mulheres sofrem muito no exercício da liderança, enquanto o esposo foi criado por Deus para isto e possui as características físicas e emocionais necessárias para a atividade.

Uma boa parte dos casamentos arruinados é porque o marido não assume seu papel de liderança ou porque a esposa não aceita a missão do marido e rebela-se contra a liderança. Fugir do chamado iguala o marido ao profeta Jonas, que fugiu para longe de Nínive e daquilo que Deus queria que ele fizesse, enquanto rebelar-se contra o marido é como rebelar-se contra Deus que o colocou neste papel.

Portanto, a esposa como ajudadora, pode e deve auxiliar o marido para que assuma sua posição de liderança e render-se à mesma de maneira inteligente e humilde.

Submissão não é não ter opinião própria, ser escrava do marido, ser desvalorizada por ele ou ainda não ter suas sugestões consideradas.

Ao submeter-se à liderança masculina, a mulher torna-se mais feminina, retira-lhe o cansaço e a tensão sofrida no dia-a-dia. Com isto, o seu marido irá mudar. Provérbios 21:1 diz que Deus pode mudar o coração do rei como quer.

Empregando este versículo minha esposa orou a Deus pedindo que eu lhe levasse flores, rosas amarelas. Bem, ela já tinha se cansado de dizer que queria flores, e ao encontrar este versículo resolveu testar se funcionava.

De repente fui inundado por um desejo de dar flores a ela. Naquele dia cheguei em casa com rosas amarelas.

Ela ficou duplamente feliz, por receber as flores e por ter sua oração ouvida. Então me falou do versículo e dai em diante passamos a sempre pedir a Deus o que desejamos um no outro. Isto tem nos poupado de discussões e brigas sem resultado, ao mesmo tempo que, ao pedirmos algo a Deus, somos confrontados com nossas próprias atitudes, o que faz com que ambos sejam edificados e aperfeiçoados.

Concluindo, apesar de todas as mudanças culturais da atualidade, principalmente em relação aos papéis do homem e da mulher, sempre haverá um que precisa estar na liderança, caso contrário não haverá unidade e, consequentemente, ocorre a fragmentação e destruição do lar. Pode demandar pouco ou muito tempo, mas ocorrerá.

Em cima disto, mesmo com o crescimento dos papéis da mulher, esta, assim como seu marido, devem entrar em acordo sobre a liderança do lar, para evitarem conflitos desnecessários.

Minha recomendação é para que seja conforme está definido na Palavra e lemos no versículo acima, pois é da forma que Deus idealizou para o casamento e, portanto, tem a Sua benção, tanto para o esposo como para a esposa.

PARA EXERCITAR COM SEU CÔNJUGE

Tenho entendido a questão da submissão?
O que posso fazer para melhorar minha unidade com meu esposo?

“Pai celestial, perdoe-me por todas as vezes que esqueci-me de meu esposo como aquele que o Senhor colocou para me proteger, cuidar e prover, e o desrespeitei. Que a Sua Graça recaia sobre a minha vida para que possa compreender Teu desejo para a família e assim sejamos edificados. Amém!”

Luis Antonio Luize

ICHTUS
Ajudando Você a Crescer

 


Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.