Reflexão

... promulgará o direito.



“NÃO ESMAGARÁ A CANA QUEBRADA, NEM APAGARÁ O PAVIO QUE FUMEGA; EM VERDADE, PROMULGARÁ O DIREITO” ISAÍAS 42:3

Jesus veio promulgar o ano aceitável do Senhor, o dia da salvação, que a Lei e os Profetas declaravam (Jl 2; Is 11).

Jesus não veio pisar, torturar mais a cana quebrada, mas reerguê-la, dando-lhe força, para que no vigor da presença de Deus e na esperança alcançada, viesse a vicejar e dar frutos de justiça para Deus (por exemplo, Jo 4 – história da mulher de Samaria; Jo 8 - história da pecadora).

Jesus veio para tocar o pavio que fumega, apenas ainda fumega. Aquelas pessoas que ainda tem um “pavio” de esperança. Exemplo, os pastores de ovelhas, quase desiludidos, são surpreendidos pela visita dos anjos. Estes lhes dizem: “...eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.” (Lc 2:11-14)

Jesus não veio para sua geração apenas, mas para todas as gerações e dentre elas, para as canas quebradas e pavios que ainda fumegam (Jo 17:20; Jo 10:16). Canas jogadas ao chão da vida pela desgraça e injustiça humana, pelas ilusões geradas. Jesus veio para quem ainda, dentre muitos, mantém a fé, a esperança, o amor de Deus, o direito, o senso de justiça, virtude e bem em seu coração.

Às canas quebradas, convida a se levantarem sob a força e vigor de seu poder e perdão. Aos pavios que ainda fumegam, os toca com luz e esperança, para que reiniciem um novo tempo (Mt 5:13-16; Jo 2:19-21).

Talvez no meio de muitas de nossas tragédias familiares, eclesiásticas, você é um remanescente, que ainda sobrou. Não faz mal, deixei Jesus tocar sua vida, para fazer diferença, para dar luz, para reerguer a vida à dignidade e graça de Deus. Talvez você será a única pessoa, em meio às pessoas, que saberão que Jesus é o aniversariante principal deste Natal. Talvez será você, em seu lar, a única pessoa que erguerá ao Pai a gratidão por Jesus ter nascido. Mas será você o pavio que ainda fumega, que Deus encherá de luz para toda a diferença!

Que Deus lhe surpreenda e que você possa surpreender no amor de Jesus as pessoas em sua comunhão!

Feliz e abençoado Natal de Jesus !
Pr. Edgar Leschewitz

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.