Reflexão

A alegria do contentamento



Um dos princípios para ter equilíbrio em nossas finanças é ter contentamento na vida. Muitos esperam através da posse de bens e do consumo, alcançar a felicidade. Mas as Sagradas Escrituras nos ensinam, conforme Fp 4..11-13, que podemos estar contentes em qualquer situação, seja ela favorável ou não. Pois quando entendemos que Deus é a única fonte de felicidade verdadeira, todas outras coisas tornam-se relativas e não assumem o domínio de nosso coração. A felicidade que as coisas materiais ou circunstâncias da vida nos oferecem, são passageiras e não nos dão o contentamento que a nossa alma necessita, pois sempre é algo externo. Enquanto que o contentamento que Deus nos dá, vem de dentro do nosso coração, pois se fundamenta na certeza do cuidado de Deus e da Sua providência.

Creio que para desenvolvermos o contentamento bíblico, precisamos de algumas atitudes:

1) Viva na dependência completa de Deus: é Deus quem efetua em nós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua vontade. Portanto, o melhor que podemos fazer é nos render aos Seus propósitos.

2) Buscar satisfação em Jesus: Somente Nele encontramos completa satisfação. Ele é o nosso pão, nossa água, nosso pastor, nossa verdade, nosso caminho, nossa salvação. Nele somos feitos filhos de Deus!

3) Nosso alvo de vida é a eternidade: Somos forasteiros neste mundo. Encaremos a nossa passagem por este mundo como algo passageiro, pois a nossa verdadeira e plena identidade está por vir.

4) Agradeça diariamente pelas bênçãos recebidas: Somos abençoados diariamente, mesmo quando tudo parece dar errado. Deus nos cerca com muitas bençãos, e o que Ele espera de nós, são corações agradecidos, pois a gratidão nos liberta da insatisfação.

Lembre-se, Deus está no controle de todas as coisas. A certeza desta verdade, nos traz paz e contentamento, pois Ele tem cuidado de cada um de nós.

Pr. Marcos Antônio da Silva

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.