Reflexão

A Fé Começa Em Casa – Como Compreender um ao Outro



Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher. (Gênesis 1:27)

O relacionamento conjugal é um verdadeiro atestado de que somos como que um enigma a ser decifrado pelo outro cônjuge. Enquanto nós não entendermos as diferenças entre homem e mulher e agirmos de maneira adequada um com o outro, teremos uma fonte infinita de situações discordantes para lidarmos. Quando não entendemos isto, temos a tendência de cobrar um do outro que aja ou reaja como nós mesmos.

Por outro lado, ao compreendermos estas diferenças, poderemos agir compreensivamente com nosso cônjuge e entrarmos num relacionamento extraordinário. Portanto, vamos caminhar na identificação destas diferenças que podem nos auxiliar no conhecimento um do outro.

Anatomicamente não há diferença desde o nascimento até a puberdade, a não ser os órgãos genitais. Somente então é que algumas marcas físicas aparecem trazendo distinção: voz, pelos, linhas anatômicas, musculatura, ossos e o amadurecimento sexual.

Em relação ao padrão biológico, as mulheres possuem o ciclo menstrual. Esta variação hormonal influencia seu sistema nervoso. Ao encerrar a quantidade de óvulos que podem ser fertilizados, encerra este ciclo e inicia a menopausa. Este mecanismo inexiste no homem, que entretanto, passará pela andropausa.

O apetite sexual tem seu ritmo mais constante no homem, e, na mulher, mais cíclico e oscilante, de acordo com seu estado emocional/ciclo menstrual.

Estes hormônios e ciclos fazem com que o comportamento emocional do homem seja bem distinto do da mulher. É por isto que o homem é mais genérico e a mulher mais detalhista. Ele é mais racional e agressivo e ela mais emocional e dócil.

Assim, sempre que encontrar sua mãe, você será recebido com um abraço, carinho e palavras de conforto, e ao ver seu pai, dependendo de seu temperamento, desde um abraço caloroso até um simples aperto de mão. Mas não se chateie com uma ou outra expressão, apenas seja compreensivo com eles.

Via de regra o comportamento e necessidades serão como segue, mas há exceções, como em toda regra.

O marido precisa ser respeitado, compreendido e valorizado, enquanto a esposa necessita ser amada emocionalmente muito mais do que fisicamente. Aliás, este aspecto está citado em Efésios 5:33 e é a base de um bom relacionamento.

Quando a mulher não respeita o marido, automaticamente este não irá demonstrar amor a ela, o que a levará a mais desrespeito e a receber menos amor, e assim entram num círculo vicioso que pode destruí-los.

O marido deseja que sua esposa seja capaz de dialogar, compreender, perdoar e esquecer e gosta que ela seja feminina. Já a esposa deseja que o marido aprecie seus esforços, seja seu companheiro e lhe dê segurança material e emocional.

Estas variações de características e de hormônios no homem e na mulher aliado ao temperamento de cada um e conforme a criação/educação que receberam, irá gerar uma quantidade de combinações de comportamento quase impossível de ser mapeada, compreendida e colocada em prática, ou seja, irá gerar uma gama muito grande de comportamentos diferentes.

É por isto que os cônjuges devem procurar se conhecer cada dia mais, pois esta pessoa que Deus colocou ao seu lado é única e lhe completa tornando-os uma só carne.

A solução, portanto, é parar esta roda vida e iniciar com amor para ela e respeito para ele. Escolha apreciar as diferenças e qualidades do seu cônjuge e viva uma nova vida, pois foi assim que Deus nos criou – homem e mulher. Façam isto e verão o relacionamento de vocês mudar drasticamente para melhor.

PARA EXERCITAR COM SEU CÔNJUGE

Quais características do meu cônjuge me aborrecem?
Como posso compreender estes comportamentos e agir com amor/respeito?

Pai celestial, te louvo pela tua criação e peço que me faça compreender melhor a cada dia meu cônjuge, para que possamos desfrutar do que o Senhor planejou para nós no relacionamento conjugal. Perdoa-me pelas atitudes erradas e pela falta de compreensão. Sara meu coração para que possa caminhar nesta direção a partir de hoje. Amém!

Luis Antonio Luize

ICHTUS
Ajudando Você a Crescer

 


Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.