Reflexão

A Fé Começa Em Casa – O Casamento é um Projeto de Deus



Façamos o homem à nossa imagem … à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou. (Gênesis 1:26,27)

Existem muitas ideias humanas do porquê um homem e uma mulher se juntam formando um par. Uma delas diz respeito à necessidade e impulso biológico.

Naturalmente a preservação da espécie é importante e todos os animais fazem desta forma. Mas devemos observar que normalmente os animais juntam-se apenas durante o período em que necessitam procriar, depois disto, via de regra, ficam sós.

Outra explicação para esta necessidade é o condicionamento social. Dizem que a nossa cultura exige que o ser humano viva com sua esposa. Isto não me parece verdade, pois os meios de comunicação há décadas fazem intensa divulgação do modelo de vida em que o homem e a mulher podem viver apartados, chegando a influenciar e mudar o comportamento de uma parcela significativa da sociedade, mas não resolveu a questão, pois a pessoa sai de um relacionamento e entra em outro relacionamento.

Outra explicação é o condicionamento religioso, que diz que o casamento é parte da religiosidade humana. É fato que a maioria das religiões apoia o casamento, mas estas não tem como dizerem que é sua a ideia de casar.

Todas as tentativas acima desejam explicar o porquê de um homem e uma mulher quererem viver como um par, mesmo possuindo características tão diferentes um do outro. Além disto, estas ideias não respondem plenamente à pergunta.

Neste ponto devemos concordar que há algo dentro de cada um de nós que nos impulsiona a viver assim, e estas respostas não encontramos em nós mesmos e tampouco naquilo que nos rodeia, como na cultura e na religião.

Logo, podemos compreender que este desejo de um homem e uma mulher estarem juntos provem Daquele que nos criou, Deus Pai Celestial. Foi Ele que sonhou, definiu, planejou e fez assim o homem e a mulher, estabelecendo em seus corações este desejo.

Esta ato de criação de Deus nos tornou diferentes dos animais em diversos aspectos. Nos relacionamos fisicamente com nosso cônjuge todo tempo, não somente para procriar, e olhamos nos olhos um do outro ao fazermos isto.

Conforme lemos no versículo inicial, o homem e a mulher juntos são a verdadeira unidade, à imagem e semelhança de Deus. Um homem com objetivos bem diferentes dos objetivos de uma mulher, unirem-se em harmonia, é uma obra divina. Não há como obter esta unidade se utilizando dos valores humanos apenas, é preciso que a mesma harmonia que há entre Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo exista entre o homem e a mulher. Isto só é possível se o próprio Deus fizer parte do relacionamento, pois então, aquele que concebeu o casamento e vive em harmonia, pode auxiliar-nos a viver assim também.

Tanto é assim que o livro de Eclesiastes no capítulo 4 versos de 9 a 12 nos mostra os benefícios de viver como casal e culmina dizendo que Deus está junto de um casal auxiliando-os a serem bem-sucedidos.

Jesus disse que onde dois ou três estiverem reunidos em nome Dele, ali ele estaria, ou seja, um casal orando junto são dois reunidos em nome Dele e, portanto, Jesus está ali.

Confie que Deus está no seu relacionamento conjugal e, caso não tenha se casado no religioso, chame seu cônjuge, ore com ele e consagrem o seu casamento a Deus. Ele manifestará sua presença em seu lar e tudo começará a ser colocado no devido lugar, trazendo harmonia e paz ao seu relacionamento e à sua família.

PARA EXERCITAR COM SEU CÔNJUGE

Jesus é a terceira parte do seu relacionamento?
Como vocês podem superar as diferenças para viver em unidade?

Pai celestial, consagro meu relacionamento conjugal a Ti. Que o teu sonho de um casamento harmonioso se cumpra na minha casa. Portanto, que toda barreira seja derrubada, e toda dor e mágoa sejam curadas pelo Teu nome santo. Peço-te que venha trazer paz ao meu lar e à minha família para que a comunhão e o amor estejam presentes em nossa casa. Amém!

Luis Antonio Luize

ICHTUS
Edificando o Povo de Deus pela Internet

 


Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.