Reflexão

A Fé Começa em Casa – Quero Ficar Rico Rápido!



Eu te peço, ó Deus, que me dês duas coisas antes de eu morrer: não me deixes mentir e não me deixes ficar nem rico nem pobre. Dá-me somente o alimento que preciso para viver. Porque, se eu tiver mais do que o necessário, poderei dizer que não preciso de ti. E, se eu ficar pobre, poderei roubar e assim envergonharei o teu nome, ó meu Deus. (Provérbios 30:7-9)

A área financeira influencia o casamento em grande medida, pois além de ser necessária para a sobrevivência, também acaba por revelar os sentimentos e emoções mais profundos existentes em nós, ou ainda, pode corromper o bom costume e a moral. O crescimento financeiro rápido e sem muito esforço pode trazer consequências desastrosas para a pessoa e o seu lar.

Se o ganho é muito rápido, vai desenvolver um falso valor a respeito do trabalho e como este é ajuntado. Tudo que envolve dinheiro exige um certo risco. Quem poupa e investe seu dinheiro sabe que cada tipo de investimento tem um risco diferente e, portanto, um ganho diferente. Quanto mais risco mais ganho, quanto menos risco menos ganho. Por exemplo, a poupança traz uma remuneração muito baixa, mas é segura, investir em ações é muito arriscado, pode subir muito e ganhar bem acima de outros investimentos ou ainda descer bastante e perder o que se investiu. Isto é o risco do negócio.

Em relação ao trabalho não é diferente. Se arriscamos pouco não corremos qualquer risco e ganhamos nesta medida. Se somos arrojados podemos ter ganhos superiores, entretanto, este arrojo nunca deve colocar em jogo nossos princípios e valores.

Temos muitos exemplos para citar neste caso, desde uma pessoa que se torna um traficante e passa a ter ganhos excepcionais, maiores do que qualquer investimento, mas o risco é além do que se deve aceitar, pois seus princípios e valores morais e éticos foram ultrapassados e está fora da lei dos homens, além de que a lei de Deus já foi quebrada no coração há muito tempo.

Outro caso é o daquelas pessoas que dão ou aceitam suborno, corrompendo-se para ter ganhos superiores. Há que se dizer que nada fica escondido por muito tempo, toda a verdade vem à tona cedo ou tarde. É o que temos assistido atualmente nos noticiários. Pessoas que aparentemente eram tão ilibadas e respeitadas de repente perdem todo o prestígio e correm o risco de serem presas. Ultrapassaram os limites da moral e da ética.

Quem faz isto passa a entender que não há ganho sem haver perda para o outro. É por isto que temos uma divisão de renda tão injusta no mundo. Por isto, a pobreza poderá trazer degradação de valores nos menos favorecidos, levando-os a enriquecer através do roubo, vingando-se da injustiça social, mas perdendo seu bem mais precioso.

Este processo, quando inicia, traz ganhos e perdas e leva estas pessoas a se afastarem daqueles que mais ama e lhe são caros, pois trilha um caminho de morte, ao qual a maioria das pessoas de bem não deseja. Muito antes disto acontecer, seus valores morais, éticos e de fé já foram corrompidos, já se afastou de Deus. Seu casamento poderá estar em dificuldades, pois sua forma de pensar e agir mudou, talvez sua esposa já não o reconheça, pois passa a ter atitudes diferentes. Como um abismo chama outro, este novo grupo de “amigos” lhe trará outras coisas para conhecer desta vida fácil, como por exemplo o adultério.

Seu pêndulo da moral e ética foi para um extremo perigoso e, para compensar, estas pessoas demonstram um outro lado também extremo, passam a ser religiosas e viver uma vida de aparência tanto do ponto de vista espiritual como conjugal. Vão com certa regularidade à igreja, mas não para adorar a Deus, senão para justificar seus atos e poder dizer à sua consciência que continuam do lado de Deus e da família. Talvez até deem ofertas generosas à comunidade, mas isto jamais aplacará o que sentem dentro de si.

Precisamos é dar Graças a Deus pelo que temos recebido da parte dele, pedir que amplie nosso entendimento para crescermos na justa medida e aprender a viver com isto, mantendo nosso coração guardado para Ele na eternidade.

PARA EXERCITAR COM SEU CÔNJUGE

Tenho tido muito ou pouco ganho?
Como este ganho financeiro tem afetado meus relacionamentos?

Pai celestial, te louvo pelo que me tem dado. Sei que o Senhor jamais irá deixar o justo perecer, portanto, me ensina a andar conforme Tua palavra de vida, que me satisfaz em todos os aspectos. Que meu viver e proceder possam ser de acordo com Teus padrões de fé. Te peço, prospera-me em justiça. Amém!

Vinicios Torres

ICHTUS
Ajudando Você a Crescer

 


Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.