Reflexão

A Fé Começa em Casa – Como Religar Gerações



Mas, antes que chegue aquele grande e terrível dia, eu, o Senhor, lhes enviarei o profeta Elias. Ele fará com que pais e filhos façam as pazes para que eu não venha castigar o país e destruí-lo completamente. (Malaquias 4:5,6)

A mais poderosa arma que existe para religar gerações é o perdão. Alguns podem ficar chocados com esta afirmação e retrucar que a mais poderosa arma é Jesus ou o amor.

Mas eu digo a vocês que muitos que se dizem cristãos possuem um coração amargurado e triste, carregam muitas dores em si mesmos, andam pela vida quebrando relacionamentos e sem comunhão e quando caem em si não possuem amigos ou familiares por perto, tudo porque não perdoam.

Afirmo, novamente, que uma pessoa perdoadora possui amor-próprio e pelos demais e se não conhece Jesus, certamente Ele irá se apresentar a ela e passarão a ser bons amigos.

Uma pessoa perdoadora torna-se um missionário, pois fala das bênçãos que recebeu a todos que encontra, já que o remédio do perdão cura muito mais do que imaginamos.

Tudo começa com a conscientização de que você não é o centro do universo e, portanto, algumas vezes toma atitudes que não são corretas. Por não trilhar o caminho do perdão as pessoas ficam desesperadas e algumas dão fim à sua vida, pois acreditam que não tem mais jeito. Fizeram tanta coisa errada que não tem como consertar.

Isto não é verdade. A Palavra de Deus diz “eis que tudo se fez novo”. Se há quem possa tornar tudo novo é Jesus, através do reconhecimento e do perdão. A primeira coisa a ser feita é reconhecer que é falho e que suas atitudes não são suficientes para corrigir tudo. Correr para os braços de Jesus e deixar Ele assumir suas dores e erros e tornar tudo novo.

Auxiliamos no caso de uma jovem senhora que, quando o seu relacionamento conjugal foi estremecido, acusou-se de tal maneira que estava a beira do desespero. A orientação dada foi bem simples, perdoe.

Ela assim fez. Gostou tanto do resultado que procurou todos os relacionamentos quebrados para pedir perdão e acabou por unir com laços de amor todos à sua volta. Ela está bem consigo mesma, já não sente mais a culpa em seu coração mas uma paz duradoura proporcionada por Cristo Jesus.

Telma teve uma experiência própria com o perdão. Ela teve uma criação bastante dura por parte dos pais, principalmente por parte de sua mãe. Quando casamos ela possuía marcas emocionais fortes que precisavam do bálsamo de Gileade.

Foram muitas as noites de conversa, escutando seu coração ferido e orientando para o perdão. A mágoa era grande o que a impedia de ministrar o perdão imediatamente.

Foram necessários períodos de jejum e de oração, até que o Espírito Santo falou diretamente com ela e disse:

— Você precisa perdoar sua mãe.

— Até você está contra mim Deus? Ela respondeu indignada.

Ainda com o coração ferido mas disposta a agir conforme esta orientação ela propôs um desafio para fortalecer a sua fé.

— Está bem, então eu vou pedir perdão. Como ela me ofendeu publicamente, eu vou perdoar a ela em público também. Farei assim, vou no culto de quinta-feira na igreja que ela dirige e se é o Senhor que fala comigo e se é o perdão que preciso dar, então a missionária Maria Rosa estará lá, vai ser chamada para cantar e vai cantar tal música, ao final ela mesma irá me chamar para dar uma saudação ao povo.

Desafiar a Deus é pedir para ser abençoado, Jacó lutou com o anjo e ganhou um novo e poderoso nome, Israel. Moisés salvou o povo da destruição. Como seria este caso?

Pois bem, na semana seguinte ela vai ao culto. Chega lá com o culto já iniciado e senta-se discretamente para ninguém notar.

Em alguns minutos chega a missionária Maria Rosa, que é chamada à frente para saudar a igreja.

— Boa tarde irmãos! Diz ela. É um prazer estar aqui com vocês. Como sabem estou morando em Cuiabá, mas o Espírito Santo me tocou a semana passada para que viesse para Curitiba e estivesse aqui no culto hoje.

— Eu vou louvar a Deus com uma música, pode soltar o playback irmão!

Telma levou um susto, era a música que ela tinha pedido a Deus e pensou: - Vou ter que perdoar.

Concluída a música ela procura por uma pessoa no meio do povo e parece encontrar.

— Não costumo fazer isto irmãos - diz ela - mas o Espírito Santo insiste comigo que é para eu chamar a irmã Telma para dar uma saudação ao povo. Estou vendo ela ali, vem aqui irmã Telma.

Pronto! Desafio cumprido, não tinha outro jeito senão ir em público e perdoar à sua mãe. Era esta a vontade de Deus para ela.

— Boa tarde irmãos. Ela inicia dizendo meio sem jeito. Bem, eu estou aqui hoje para perdoar a minha mãe.

E explica por que precisa perdoar e como Deus a havia dirigido a fazer desta forma. Chama a sua mãe, abraça-a e perdoa-a. Imediatamente sente um alívio intenso, como se um peso houvesse sido tirado das suas costas. Ela está bem.

Terminada sua saudação e perdão e ainda abraçada à sua mãe, Telma lhe passa o microfone. Abraçadas, naquele clima terno, todos esperavam um gesto de carinho dela, mas ao contrário:

— Estão vendo irmãos, quem fala de mim Deus manda aqui no púlpito para pedir perdão - disse ela de maneira altiva.

Poderia ser uma decepção. Telma havia acabado de perdoar e novamente era ofendida, mas desta vez esta atitude da sua mãe não mexeu mais com suas emoções, ela estava curada. Pela primeira vez ela pode enxergar sua mãe como uma pessoa humana com falhas, assim como todas as demais e teve compaixão dela. Passou a orar por ela para que Deus pudesse tocar seu coração e transformar suas atitudes.

Hoje, são amigas e confidentes, o relacionamento foi restaurado e as atitudes são novas, da mesma maneira como as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã.

Pai amado, Graças te dou por me orientar em cada passo da minha vida. Faz com que eu tenha um coração perdoador, assim serei um mensageiro de boas novas e restaurador de gerações. Desejo que a minha família seja restaurada, a comunhão entre nós, a amizade e o companheirismo. Ajuda-me nisto. Amém!

Luis Antonio Luize


ICHTUS – Uma Parceria Diária com Deus
Edificando o Povo de Deus pela Internet

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.