Reflexão

A Fé Começa em Casa – Formação pela Disciplina



Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do Senhor na terra dos viventes. Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor. (Salmos 27:13-14)

Um dos nossos filhos é bastante criativo e como sabem, os criativos normalmente são um pouco desligados com as questões ao redor, tal como a disciplina. Neste sentido foi bênção ele ter feito todo o segundo grau no Colégio da Polícia Militar.

Naturalmente um colégio militar preza pela obediência às regras, a famosa disciplina. Para ele foi algo bastante difícil inicialmente. Acostumado a ter o cabelo no comprimento que queria, apesar de não poder dizer que era longo, também não era curto.

Agora ia ao colégio com um uniforme que devia estar bem passado, o sapato engraxado e o cabelo curto no estilo militar. Bem, cortou o cabelo mais baixo e foi para o colégio. Tudo transcorreu bem no primeiro mês, então, no começo do mês seguinte ocorreu a primeira e temível inspeção.

Ele informou isso à Telma, que como boa mãe passou o dia tentando convencê-lo de que deveria cortar o cabelo, mas a resposta dele sempre era:

— Meu cabelo está curto; cortei faz menos de um mês!

Ela não teve sucesso. Quando cheguei do trabalho ela me disse o que estava acontecendo e eu fui falar com ele. Falei a respeito do cabelo, ele deu aquela famosa franzida de canto de boca, do tipo, mais um me falando do tal do cabelo.

Percebendo que não iria convencê-lo, fiz uma daquelas típicas orações curtíssimas, em que nosso espírito fala com Deus, e tive a inspiração e convicção de que deveria deixar ele ir assim para aprender, pois a mim ficou claro que o custo deste erro seria baixo para ele em relação ao colégio, seria apenas uma falta e, provavelmente, ele aprenderia mais do que se fosse obrigado a algo.

Então ele foi. Pouco tempo depois ele me liga do colégio:

— Papai? Diz ele com uma voz meio chateada.

— Oi, meu filho, tudo bem? Pergunto.

— Eu estou voltando para casa. Ele diz.

— Mas por que meu filho, o que aconteceu?

— Não passei na inspeção, meu cabelo está comprido.

— Meu filho, eu não acho, ele parece bem baixinho! Eu disse brincando com ele.

— Ah, papai, para de tirar sarro de mim! Ele diz meio aborrecido.

Assim veio para casa e teve que suportar as consequências da sua escolha. Na vida, nós sempre iremos colher o que semeamos, e quanto mais cedo permitimos que eles passem por isto de forma segura, mais cedo crescerão emocionalmente e aprenderão a ser adultos respeitáveis.

Vim a saber depois que esta forma de disciplina chama-se “disciplina de tirar as mãos”. Ele nunca mais deixou de passar na inspeção, como nunca mais deixou de observar aquilo que é sua responsabilidade na vida. Hoje assume grandes projetos profissionais de forma adulta e responsável.

Falhas nesta etapa da vida de nossos filhos podem marcá-los de forma que seu edifício físico, emocional e/ou espiritual seja construído sobre bases não muito sólidas ou ainda em bases incorretas.

Esta é a causa pelo qual muitos passam tantas dificuldades na vida adulta, pois não foram corretamente ensinados através da disciplina, mas machucados pelo abuso de poder dos pais. Às vezes os próprios pais passaram por isso nas suas infâncias e adolescências.

Este fato não deve ser motivo de desculpa, mas sim um impulso para buscar sermos curados pelo amor de Deus Pai e, sarados, podermos educar bem nossos filhos.

Se sua situação familiar já foi contaminada pela educação que recebeu, saiba que você pode perdoar seus pais pela forma como te educaram e, em seguida, com seu coração sarado, resgatar seus filhos através do amor e da amizade com eles, experimentando uma nova forma de viver e de se relacionar com seu cônjuge e com eles.

Desta forma, você vai escrever uma nova história para sua casa. Tenha ânimo, esta luta é tudo o que importa, confie em Deus.

Senhor Jesus, restaura-me ao que Tu planejaste para mim. Traga à minha memória o que importa ser colocado aos teus pés e perdoado. Que através do perdão aos meus pais eu possa alcançar a tua misericórdia e resgatar meus filhos, formando uma família segundo o teu coração. Amém!

Luis Antonio Luize

ICHTUS – Uma Parceria Diária com Deus
Edificando o Povo de Deus pela Internet

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.