Reflexão

A Fé Começa em Casa – Singularidade



Eu e o Pai somos um. (João 10:30)

Interessante como apesar dos filhos saírem dos mesmos pais, os mesmos genes, cada um tem um temperamento e uma maneira de ser totalmente próprias.

Nascem como um papel em branco, e o temperamento do pai e da mãe os influencia desde cedo, a ponto de imitarem alguns comportamentos do pai, outros da mãe, dos tios e tias, primos, avós, enfim daqueles que os influenciam no dia a dia, acabando por ser uma obra única de Deus.

Assim sendo, precisam ser amados como são. Aí é que está a dificuldade, ouço pais dizerem:

— Se minha filha ao menos não fizesse tal coisa, então eu teria um ótimo relacionamento com ela.
— Se meu filho não me respondesse daquela forma, me daria bem com ele.

Dos nossos filhos, um é mais introvertido, perfeccionista e ansioso. Precisa ser convencido com argumentos sólidos e precisa de palavras de afirmação. Outro já é mais aberto, criativo e bem-humorado, fala e gesticula ao mesmo tempo, precisa de tempo de qualidade. O outro é muito certo, detesta injustiça, tem muita energia, disposição e força de vontade, também precisa de tempo de qualidade. E o outro tem muito dos outros três, além de ser curioso e gostar de mostrar serviço como forma de amor.

Gary Chapman em seu livro As cinco linguagens do amor identifica as formas de receber e expressar amor. Ler este livro nos ajudou a compreender a forma que cada um deles gosta de se sentir amado.

Temos o tempo de qualidade que deseja um tempo só seu, ininterrupto, outra forma é dar e receber presentes, não importa o valor deles. Mostrar serviço é aquele que gosta de fazer coisas para os outros, investe tempo e energia para demonstrar seu amor. Algumas pessoas preferem receber palavras de incentivo, apoio e elogio, para eles são as palavras que afirmam o amor dos que estão em volta. A quinta forma é o toque físico. Precisam de um abraço, um tapinha nas costas ou um aperto de mão.

Certa vez, este que tem opiniões fortes e firmes, estava assistindo televisão a tarde e acabou o programa que ele gostava. Ele queria assistir mais, mas havia acabado. Como estava bravo, foi até a televisão e simplesmente a puxou de cima da estante derrubando no chão. Graças a Deus esta caiu de uma forma que quebrou o tubo de imagem na parte traseira, senão teria explodido nele.

Ele não se machucou, mas nós estávamos atravessando uma fase financeira difícil, e precisamos ficar algumas semanas sem televisão. Ele foi corretamente disciplinado, de tal forma que este episódio não o marcou negativamente.

Este filho, desde que nasceu, tomava água no copo e depois jogava o copo no chão só para escutar o barulho. Hoje ele é baterista e ministra na igreja.

Em outra oportunidade estávamos de férias e pudemos ir com toda a família para uma cidade litorânea para o qual tínhamos economizado. Chegando lá, um deles ficou um pouco deprimido e chegou a escrever uma carta para nós dizendo que estava se sentindo desprezado pela família. Escreveu que se sentia como uma mosca no nosso meio.

Estes dias estávamos conversando em casa e lembramos disto. Ao contar para ele o que tinha ocorrido, foi uma risada só. Muito brincalhão, ele coloca as mãos na posição de asas e sai batendo na janela como uma mosca e damos muita risada.

Então ele diz:

— Nem me lembrava mais disto mamãe! O que foi que vocês fizeram quando leram a carta?
— Nem eu me lembro ao certo meu filho – disse sua mãe.
— Uma coisa eu sei, disse ele. A atitude de vocês fez com que este episódio não marcasse minha vida. Eu sou saudável emocionalmente e isto não fez a menor diferença para mim.

Quando nós identificamos os traços de personalidade de cada filho, temos a oportunidade de tratar filhos diferentes de maneira diferente.

Quando amamos nossos filhos da maneira como são, isto os deixa tranquilos e responderão com amor e carinho.

Senhor Jesus, preciso conhecer meus filhos na sua individualidade para que possa amá-los como são. Dá-me a compreensão e o amor necessários para isto. Abre meu entendimento para que possa enxergar as oportunidades de expressar meu amor da forma correta, da forma que possam compreender e deixar descer para seu coração. Amém!

Luis Antonio Luize


ICHTUS – Uma Parceria Diária com Deus
Edificando o Povo de Deus pela Internet

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.