Reflexão

A obra do Espírito Santo na vida do Cristão



Domingo de Pentecostes! Dia do Espírito Santo. A Bíblia nos revela muitas ações do Espírito Santo através da vida do cristão. Mas quero destacar apenas quatro:

1) O Espírito Santo nos faz lembrar de tudo quanto Jesus havia ensinado aos seus discípulos.
Em Jo 16.13-14, Jesus diz que o Espírito Santo ensinará a verdade e glorificará Jesus. A terceira pessoa da Trindade aponta para Jesus. O Espírito Santo, não ensina nada diferente do que já foi revelado por Jesus. Qualquer ensinamento/doutrina que não está em perfeita harmonia com as Sagradas Escrituras, não é revelação do Espírito Santo. É missão Dele, tornar a Palavra de Deus viva em nosso coração e nos instruir a permanecer na verdade que é Jesus Cristo.

2) O Espírito Santo é um amigo que nos exorta e nos convence.
Como um verdadeiro amigo assim o Espírito da Verdade nos adverte e nos convence de que precisamos mudar a nossa vida. Ele nos convence do pecado e nos aponta para o arrependimento, levando-nos a uma profunda conversão de vida. Portanto, toda a transformação de vida que alguém passe, é obra do Espírito de Deus.

3) O Espírito Santo torna Deus real em nossa vida
Muitos crêem em Deus, porém poucos se relacionam intimamente com Ele. O Espírito Divino faz com que nosso relacionamento de fé com Deus se torne vivo, pessoal e significativo. Ele aproxima a nossa vida com Deus e nos molda para refletirmos a Luz de Cristo.

4) O Espírito Santo é o amigo que está sempre conosco.
Em grego, o Espírito Santo é chamado de parákletos, que significa “acompanhar e estar ao lado”. Ele habita no coração de toda pessoa que confessa Jesus como Senhor e Salvador. Ele nos consola e nos fortalece na caminhada espiritual como também em nosso crescimento como pessoa. Ele é o grande Consolador, que toma para si nossas deficiências e nos supre com graça e capacitação.

Há tantas outras manifestações do Espírito Santo na vida do crente, que o espaço pequeno deste boletim não permite enunciá-las. Mas creio que se você e eu, deixarmos que Ele nos transforme diariamente e o buscarmos como o grande Orientador de nossas vidas, com certeza, descobriremos o quanto Ele é o Deus que se revela e nos transforma e nos capacita para a honra e glória do próprio Jesus Cristo.

Pr. Marcos Antônio da Silva

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.