Reflexão

A Transformação Deve Ser Interna



“Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,” (Efésios 3:16)

Nesses anos de vida cristã vi diversas “ondas” e “ênfases”. Em se tratando de libertar as pessoas de seus entraves e liberá-las para viver todo potencial que Deus deu a elas contamos: Aconselhamento, Cura Interior, Encontros de Casais, Discipulado, Quebra de Maldições, Libertação, Veredas Antigas, e a onda mais recente, vinda das áreas esportivas e empresariais, que tem se espalhado pela igreja: o coaching.

Entenda, nenhuma delas é ruim. Cada uma delas tem o seu valor e, cuidadosamente usada, pode fazer diferença substancial na vida de alguém.

Mas devemos entender algumas coisas para não nos decepcionarmos com o uso de alguma dessas técnicas e daí sair falando que elas não são úteis.

Devemos entender que nenhuma delas resolve todos os problemas e dificuldades. Nenhuma delas é a solução definitiva e completa. Nenhuma delas deveria ser aquela que usamos para todo e qualquer problema. Devemos ser sábios em identificar a necessidade real da pessoa e propor o uso da técnica adequada para aquela pessoa e para aquele problema, naquele tempo. O que pode ser útil hoje para uma coisa, pode não ser útil amanhã para o mesmo problema, ainda que para a mesma pessoa.

Mas, o mais importante que penso que devemos entender sempre: a motivação para mudança tem que ser interna.

Já vi igrejas implantarem um “ministério de resolver isso ou aquilo” e constrangerem todos os seus membros a participar. Invariavelmente, ouvi as pessoas reclamarem que gastaram tempo e recursos com atividades que não resultaram em nada para elas. Obviamente, elas participaram sem a motivação apropriada ou para resolver algo que o método não se propõe ou não é adequado.

A decisão da mudança deve estar estabelecida no coração, então a ajuda poderá ser efetiva. Enquanto não houver a consciência da necessidade da mudança, o esforço externo será infrutífero.

Aquele cuja decisão interna acontecer, tem a sua disposição o poder de Deus, por meio do Seu Espírito Santo, fortalecendo-o para batalhar pela transformação.

Que Deus te fortaleça, no íntimo do seu ser com o poder do Espírito Santo para efetuar todas as mudanças necessárias para experimentar a plenitude da vida que Ele tem para você.

Vinicios Torres
Vinicios é gerente de projetos. Criou o site ICHTUS há 16 anos quando ainda havia muito pouco material cristão em português na internet.

ICHTUS 

 


Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.