Reflexão

As mulheres da bíblia



A Bíblia descreve a vida de muitas mulheres. Mulheres trabalhadoras (Priscila, a viúva de Serepta...), mulheres mães e educadoras (Ana a mãe de Samuel, Loide, Eunice...), mulheres fiéis e submissas (Sara, Rute, a filha de Jefté, Maria a mãe de Tiago, Suzana...), mulheres lideres (Ester, Miriã, Débora...), mulheres corajosas e tementes a Deus (Joquebede, Jael, a mãe de Sansão, a serva de Naamã, Maria de Nazaré, Dâmaris...), mulheres auxiliadoras (as Filhas de Zelofeade, Jeosabeate), mulheres inteligentes (Raabe, Acsa, Noemi...), mulheres profetisas, (Hulda, Isabel, Ana a filha de Famuel, As filhas de Filipe..) mulheres hospitaleiras (a sogra de Pedro, Marta e Maria, Lidia.. ), mulheres humildes e desprendidas (Joana a mulher de Cuza, Dorcas e a viúva que deu tudo o que tinha..) mulheres devotas e que serviam a Jesus (muitas mulheres entre elas Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e de José e a mulher de Zebedeu).

Ao lermos e estudarmos a vida destas mulheres, descobrimos muitas características positivas e dignas de serem buscadas e imitadas por todas as mulheres, de todos os tempos.

A característica que parece ser comum a todas elas é: servir. Servir significa tirar o foco das nossas necessidades pessoais e coloca-lo nas necessidades do outro. É estarmos sensíveis às necessidades dos outros, numa linguagem moderna significa estarmos conectadas às necessidades do outro. Isto é fácil e natural para nós? Certamente que não.

Servir exige sacrifício de tempo, dinheiro, lazer, desejos e vaidades. Porém, o grande paradoxo é que todo sacrifício de amor em favor do outro resulta em alegria e paz também para quem sacrifica.

Como mulheres que desejam servir, seguindo o exemplo de muitas mulheres da Bíblia, devemos sim dar um copo de água quando nos é pedido, um pedaço de pão para quem tem fome, uma moeda ao pedinte na rua, mas também precisamos servir, mesmo que com sacrifício, àqueles que estão bem próximos de nós – nosso marido, nossos filhos, nossa mãe, nosso pai, irmãos, enfim aqueles que estão ao nosso lado no dia a dia. Servindo-os com amor, paciência e alegria, colheremos frutos com o doce gosto da paz e da harmonia.

Valdene Zoller Linzmeyer Santos

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.