Reflexão

Características da Noiva de Cristo



“E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.” (Mateus 16:18)

Estudando o perfil da igreja como noiva de Cristo, a primeira característica que me chamou a atenção foi neste texto, considerado por muitos estudiosos como a primeira menção bíblica da igreja. Uma declaração de Simão, a partir de então chamado de Pedro, anuncia pela primeira vez que o grupo de “chamados para fora” teria esta característica - vitorioso.

Primeiro de tudo precisamos entender que historicamente o termo “igreja” era conhecido na época, embora não no conceito que temos hoje. As pessoas se reuniam em determinados locais para deliberar assuntos que hoje chamamos de políticos, em uma espécia de assembléia. Estas pessoas saíam de suas casas e, por vezes, até mesmo dos limites da cidade, para estas assembleias. Daí vem o termo ekklesia, que foi traduzido como igreja. Jesus então usa este termo, conhecido, dando a ele um novo significado que aponta para outro tipo de assembléia, não mais para discutir assuntos da cidade mas para ser a sua própria assembléia - minha igreja, meu povo chamado para fora.

Temos de entender que uma das características da verdadeira igreja é sua vitória sobre o Hades, o abismo, o inferno. Um grupo de pessoas que se reúne para cantar, ler a Bíblia, meditar nas Escrituras, divulgar o Reino de Deus, fazer ação social, fazer artes, ajudar os carentes - pode não ser necessariamente a melhor expressão do que é a igreja de Cristo, ou que deveria ser. Um grupo de pessoas que se reúne para derrotar as portas do inferno, este sim, manifesta a identidade da noiva do Cordeiro, independentemente de como o façam ou quantos sejam.

Mas então, como se vence as portas do inferno? Eu admito uma série de coisas como válidas, mas destaco:

Sendo verdadeiro, pois a mentira vem do inferno
Não sendo materialista, pois o amor ao dinheiro é a raiz do mal
Atendendo aos pobres, pois esta é a verdadeira religião
Vivendo por fé, sem a qual é impossível agradar a Deus
Vivendo em santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor
Sendo justo, para ter herança
Tendo bom testemunho, para o Senhor acrescentar os salvos
Obedecendo os mandamentos, para ser amado Dele
Indo por todo o mundo, para ser obediente
Orando pelos doentes, para expressar sua fé

Eu poderia continuar, mas este espaço não é uma aula de teologia, é uma meditação devocional. Pensemos, meditemos, oremos: estamos mais para um grupo na terra ou para a verdadeira igreja, ante aos fatos bíblicos? A lista acima tem para cada item um versículo de base, embora não esteja citado.

Se queremos ser de fato noiva do Cordeiro, preparados para as bodas, creio sinceramente ser a hora de renovar nossos votos, refazer nossos passos e buscar nossa identidade. Sabemos o que fazer.

“Senhor, me ensina a viver e decidir como andar neste mundo de modo a ser e fazer aquilo que mais reflete o meu compromisso com Jesus. Isso fará de mim mais igreja do que jamais fui, e eu preciso disso.“

Mário Fernandez
Pr Mário Fernandez vive em Curitiba desde 1994, onde desempenha seu ministério local com ensino, liderando células, discipulando homens e ministrando a Palavra. 

ICHTUS

 


Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.