Reflexão

Carnalidade



porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens? (1Corintios 3:3)

Não quero desrespeitar os que pensam diferente, mas quero refletir: esta carta foi escrita para crentes em Corinto, membros da igreja fundada pelo apóstolo Paulo; este versículo diz claramente “ainda” sois carnais (grifo meu); Paulo diganostica a carnalidade por meio de inveja e contendas. Resultado: podemos ter entre nós irmãos que, embora alcançados pela graça salvadora de Cristo, “ainda” são carnais e agem assim.

Mas meu foco principal nem é este, pois a polêmica é inevitável ao entrar nesta seara. O que me chama a atenção é que não encontrei (preciso procurar mais, admito) nenhum outro diagnóstico ou sintoma de carnalidade. Ou seja, Paulo parece não ter escrito algo didático que explica o que é ser carnal além de inveja e contenda. Portanto, neste momento meu entendimento é que os invejosos e contenciosos estão na carne, sejam eles quem forem. Isso me “bateu pavor” pois presenciei algumas cenas lamentáveis recentemente.

Primeiro, cenas de inveja por coisas tão bobas como “fulano pregou e todo mundo elogiou, eu sempre prego e nunca falam nada”. Seja justo ou não ser reconhecido, não é bom ter inveja desse modo. A outra foi mais ou menos “deixa que se vire, ele ganha bem” num tom de abandono. A alma invejosa não prospera, não atrai benção sobre si. Inveja é carnalidade, não tenho dúvida disso, o que me preocupa é se percebemos quando a temos.

Contendas são frequentes e também lamentáveis, especialmente quando dentro de famílias e grupos menores. Irmãos que se tratam mal, cônjuges que vivem brigando, pais e filhos que nunca se entendem – são contendas que diagnosticam carnalidade.

Há cura para tudo isso e é tão simples quanto difícil de colocar em prática: deixar de ser carnal. Isso só pode ser feito tornando-se espiritual, abrindo mão do seu ego e vontade para deixar Deus agir como quiser pelo Seu Espírito. Fácil? De jeito nenhum! Possível? Com certeza!!!!

“Senhor eu quero ser tão espiritual quanto seja possível e não quero ser carnal em mais nada. Ajuda-me e ensina-me a ser outro tipo de gente e não destes invejosos ou contenciosos.”

Mário Fernandez


Uma Parceria Diária com Deus
Edificando o Povo de Deus pela Internet

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.