Reflexão

Circo e Compaixão



Tô com medo papai! Medo do quê filha?

Se ajeitava de um lado para outro no meu colo desconfortável procurando uma maneira de esconder seu rosto e não ver o que estava a sua frente. Assim começamos assistindo ao circo com nossa família.

Por que você está com medo?

- Eu insistia já agoniado com a situação. Um parêntese. Uma das coisas erradas que aprendemos ao longo da vida é que adultos não tem mais nada a aprender com as crianças, elas é que precisam aprender e se tornarem adultas. Mas qual o sentido da frase enigmática de Jesus: “Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas.” (Mc 10.14). Fecha o parêntese. O pobre do equilibrista atirava xícaras sobre a sua cabeça tentando empilhá-las em cima de um monociclo que estava numa pequena mesa. E quanto mais difícil ficava maior o grau de agitação e desconforto da pequena Priscila no meu colo. “Filha, porque você está com medo, ele não vai te fazer nada”! Não conseguia estabelecer uma relação direta do medo da minha filha com aquele espetáculo. Talvez seja por isto que aquela afirmação de Jesus é tão impactante. O que as crianças tem que os adultos já perderam?

“Eu tô com medo que Ele caia...”. Finalmente o mistério chegou ao final. Na minha cabeça adulta eu estava pensado que minha filha estava com medo por aquilo que pudesse acontecer com ela, enquanto que ela estava com medo do que pudesse acontecer com ele. Aliás, aí está a diferença de pena e compaixão. Pena é ter medo do outro. Porque o outro é diferente de mim, então tenho medo dele e o máximo que consigo é ter um a falsa piedade de ser grato por não estar numa situação difícil como o outro. Enquanto que compaixão é medo pelo outro, por aquilo que ele sente ou pode sentir e sinto o que ele sente. A pena me paralisa, já a compaixão me move. A pena me faz cruzar a rua para não encontrar com o outro com medo de não saber o que fazer. A compaixão me faz cruzar a rua para encontrar o outro como medo de não conseguir ajuda-lo.

Era um dia no circo, simplesmente ir para se divertir, passear com esposa e filhos, mas voltei com uma grande lição: no dicionário da minha filha, compaixão significa: ter medo pelo outro.

Samuel Scheffler

Texto completo no blog: http://samuelsch.tumblr.com

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.