Reflexão

Consciência



mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé. (1 Timóteo 1:19 ARA)

A expressão naufragar me preocupa sobremaneira. Ela sugere que algo que flutuava afundou, perdeu sua capacidade de navegar, ficando presa a uma posição e provavelmente destruída. É triste imaginar ou conviver com alguém cuja fé está afundada, encalhada e aos pedaços, difíceis de serem reunidos.

Tão triste quanto isso é observar o quanto essas pessoas já foram bençãos enquanto navegavam. Talvez nunca tenham sido grandes líderes, mas basta que tenham sido fiéis testemunhas de Cristo ou pessoas de oração. Para mim, particular e pessoalmente, estes valem muito. Como imaginar que meus intercessores naufragaram?

Isso tudo aconteceu, nesta menção de Paulo à Timóteo, por não preservar uma boa consciência. Rejeitar uma boa consciência é mais fácil do que parece:

- Preferir assistir TV do que orar
- Pensar mal das pessoas
- Falar mal das pessoas
- Julgar acontecimentos por emoção
- Decidir na carne, sem orar
- Tentar burlar as regras
- Reter a generosidade
- Viver fofocando (manipular a narrativa dos fatos)
- Trocar a igreja local pelo futebol (ou equivalente)
- Não abençoar, tendo possibilidade

Nada disso é roubo, assassinato ou adultério, que são pecados “da moda”. Mas levam a deixar de lado a boa consciência em troca de um legalismo onde parece que tudo que importa é seguir regras básicas.

É preciso desejar para que a consciência se mantenha boa. Tanto boa no sentido de sua qualidade como no sentido de sua saúde. E mais do que desejo, é preciso voluntariamente exercitar a boa consciência. Note que os que naufragaram, segundo Paulo, rejeitaram a boa consciência. Não foi algo sem-querer…

“Deus amado, fortalece-me para que eu deseje manter minha consciência limpa, boa, saudável. Sem Tua ajuda não conseguirei.”

Mário Fernandez


ICHTUS.com.br é organizado e publicado por Vinicios Torres e Mário Fernandez e tem o propósito de servir à edificação do Povo de Deus. Enfatiza a fidelidade aos princípios da Palavra de Deus e o compromisso de capacitar-se pelo poder do Espírito Santo a fazer diferença na comunidade onde vive. ICHTUS não tem vinculação denominacional.

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.