Reflexão

Crescendo em Oração e a Confissão dos Pecados



Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado. (Neemias 1:6)

Uma das coisas mais difíceis que tenho visto as pessoas encararem é a confissão. Meditava alguns dias atrás neste ponto e percebi que muito mais duro e difícil do que confessar os pecados à outra pessoa, é muito mais dificil confessar sinceramente para Deus. Ainda que Ele não esteja ali fisicamente ou visivelmente, o fato de saber que Ele sabe de tudo, controla tudo, mexe com tudo e age em tudo… É de cortar.

Mas se olharmos com um mínimo de atenção veremos Neemias pedindo perdão por si mesmo e por toda sua nação, o que alguns inclusive têm dificuldade de aceitar. Concordo que é polêmico, mas temos de aceitar que Neemias confessou os pecados dos filhos de Israel textualmente neste versículo. Basta lermos como o livro discorre os fatos que sucederam para vermos que isso literalmente mudou a história de Israel naquela geração.

Eu não quero fazer doutrina em cima disso, mas gostaria sim de resgatar o verdadeiro valor do arrependimento precedido de uma confissão sincera. Eu errei, eu merecia morrer pelo meu erro (salário do pecado), mas conto com a misericórdia de Deus para ser perdoado e absolvido, pois estou arrependido do meu erro. É até simples, mas é tão pesado e tão difícil.

Sem isso temo pela integridade do cristianismo contemporâneo que se vale de tudo para ganhar tempo e não seguir a cartilha. Temos culto virtual, drive-thru de oração, oferta financeira em campanha – nada disso é heresia, mas eu pessoalmente temo pelo que isso semeia entre nós. Sem tomar a cruz e seguir a Jesus, não tem cristianismo biblicamente embasado. Me pergunto se sobra algo mais do que “nunca vos conheci”.

“Senhor, não me deixe enredar pelos meus erros e cauterizar a minha alma a ponto de perder o caminho da cruz. Ensina-me a confessar, admitir e arrepender de meus pecados.”

Mário Fernandez


Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.