Reflexão

Crescendo em Oração – Sem Palavras



Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. (Romanos 8:26)

Precisamos urgentemente aprender que orar não é falar incessantemente e “atolar” os ouvidos de Deus com aquilo que queremos lhe dizer. É importante aprender a ouvir, aliás, a mim parece ser o aspecto mais importante a aprender na prática da oração. Nunca podemos resumir o diálogo da oração a um monólogo, principalmente se for só a gente que fala. É preciso deixar Deus falar.

Na vida de oração eu já experimentei falta de palavras. Não faltavam sentimentos, não faltava um recado a ser dado, não faltava objetivo e nem tampouco faltava nobreza ao objetivo. Mas faltaram palavras, eu simplesmente não sabia como dizer o que que eu queria. Acho que todo mundo já passou por isso, tem horas que um grito fala tudo. Assim é quando o Espírito de Deus intercede por nós – com gemidos – não cabe na linguagem das palavras, principalmente na linguagem humana, por isso gemidos.

Gemido representa num certo sentido um sofrimento, uma dor, uma angústia. Em outros momentos pode ser um sentimento prazeroso, como quando comemos algo que nos agrada muito. Quer me parecer que no caso deste versículo, por ser uma intercessão, deve ser apenas o primeiro sentido.

Se assim é, por que é que nós temos de falar o tempo todo? Não devemos! Precisamos aprender a orar com silêncio, com gemidos, com sussurros, com coisas que talvez nem façam sentido. Por que não? Se expressarmos melhor a ideia não falando, por que falar?

Note, Deus em Sua Onipotência é capaz de entender qualquer expressão que tenhamos, ainda mesmo antes da palavra nos vir aos lábios. Se inventarmos um idioma Ele entenderá. Ser inventarmos uma forma de comunicação Ele compreenderá.

Nosso desafio é falar menos e ouvir mais enquanto estivermos orando. Isso vai ser bem interessante…

“Senhor, perdoa a minha tagarelice. Eu quero aprender e Te ouvir mais do que eu falo. Ensina-me, por amor do Teu Nome.”

Mário Fernandez

Queremos servir ao povo de Deus de língua portuguesa, oferecendo um serviço que possa Edificar o Povo de Deus na Internet.

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.