Reflexão

Discipulado – Juntos



E Eliseu voltou, apanhou a sua parelha de bois e os matou. Queimou o equipamento de arar para cozinhar a carne e a deu ao povo, e eles comeram. Depois partiu com Elias, e se tornou o seu auxiliar. (1 Reis 19:21)

Certamente um dos primeiros discipulados de sucesso relatados na Bíblia é o de Elias e Eliseu. O versículo em destaque nos mostra que Eliseu se desfez de tudo que possuía e partiu de sua terra para acompanhar Elias e tornar-se seu auxiliar.

Num processo de discipulado sério, profundo, sobrenatural e poderoso – como todos devem ser – tudo começa andando junto e auxiliando. O normal é que o discipulador seja um pouco mais experiente e que seja auxiliado pelo discípulo no exercício de seu ministério como forma de treinamento, para que, no tempo oportuno, o discípulo se torne também um mestre.

Das várias correntes de discipulado existentes, eu pessoalmente sou apreciador dos que ensinam e praticam que o discipulado é um processo no qual um homem de Deus ajuda outro a se alinhar com o propósito de Deus para sua vida na Terra e capacita-o a fazer o mesmo com outros. Esse senso de perpetuação do ensino e de foco no Reino de Deus me agrada sobremaneira. Note que Elias foi tão bom discipulador para Eliseu que quando da sua partida, levado por um carro de fogo, somente Eliseu estava com ele. Mais do que isso, herdou seu ministério. Mais ainda, a Bíblia documenta que Eliseu fez exatamente o dobro de sinais e prodígios registrados do que seu mestre Elias.

Se o foco de nosso discipulado estiver correto e a dedicação ao andar juntos for suficiente, certamente a bênção de Deus sobre este processo levará ambos muito além do natural. O discipulador cresce fazendo seu discípulos crescer e este, cresce auxiliando seu mestre para que ele continue a crescer. É um círculo virtuoso que vem de Deus.

O maior desafio neste processo é começar. Hoje pessoalmente cuido de 4 discípulos que amo muito e sirvo com o melhor de minhas forças. Sou discipulado por um homem que Deus de um nível que um dia anseio ser. Andamos juntos para rir e para chorar. Como costumamos dizer “conte comigo, ainda que seja para contar até um”.

“Senhor, planta em mim o desejo de cuidar de vidas como o Senhor quer que sejam cuidadas. Me ajuda a ser discipulado por alguém que faça juz ao Teu chamado. Ajuda-nos, pois dependemos de Ti.”

Mário Fernandez

Fidelidade à Palavra independente de um estilo de pensamento pré-definido. Assim, não defenderemos aqui doutrinas denominacionais, essas você certamente poderá encontrar em sites dedicados às respectivas denominações.

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.