Reflexão

Ensinando os Filhos



Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. (Pv 22:6 ARA)

Estava estudando este versículo e notei uma coisa interessante. A maioria das traduções diz “ensina a criança”, que dá um sentido genérico de gênero. Mas o texto original diz “ensina o menino” ou “ensina o jovem”, aquele que está na fase de transição para a idade adulta. Nos nossos tempos modernos, chamamos de adolescentes.

Algumas traduções em inglês traduzem o verbo “ensinar” por “treinar”. Não é apenas o ensino teórico mas o acompanhamento da prática da vida diária.

A ideia do autor bíblico é que os pais (homens) deveriam ensinar, por meio do treinamento, os seus filhos (homens) a viver. Deveriam ensiná-los a trabalhar, tornar-se exímios em sua profissão, fazer os negócios com honestidade, cuidar responsavelmente de suas famílias. Ou seja, treiná-los para serem homens íntegros e produtivos. Este é o pressuposto do versículo (na verdade de todo o livro de Provérbios), pois ele adverte que, uma vez aprendido, não haverá desvio desse padrão.

Infelizmente, a pressão dos padrões mundanos faz com que fiquemos tão sobrecarregados que, como consequência, somos levados a deixar de lado o padrão bíblico. Delegamos à escola a educação moral e profissional de nossos filhos. Você acha que lá eles serão “treinados” para a vida com esse padrão de excelência? Você acha que a escola se preocupará especificamente com o seu filho? (Por melhores que sejam os profissionais e suas intenções, esta não é a função deles).

Pergunte a qualquer psicólogo ou educador e ele confirmará: as crianças aprendem muito mais por imitação do que por discurso. A Bíblia não apenas confirma isso mas nos adverte a usar esse princípio trazendo nossos filhos para aprenderem a viver da mesma maneira que nós vivemos.

“Deus querido, ajuda-nos, como pais, a vivermos vidas que valham a pena ser imitadas pelos nossos filhos e dá-nos coragem para convidá-los a serem nossos imitadores.”

Vinicios Torres

Queremos servir ao povo de Deus de língua portuguesa, oferecendo um serviço que possa Edificar o Povo de Deus na Internet.
Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.