Reflexão

Fé Funcional – vivendo o Evangelho



“Pois as boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram” (Hebreus 4:2)

Eu acredito que não preciso mais explicar que “boas novas” é a tradução do termo “evangelho”. Ou seja, o versículo começa dizendo que nos foi pregado o evangelho, portanto as expressões “tanto quanto a eles” inclui os judeus e os gentios – o que em termos bíblicos representa todos nós que nos achegamos ao Reino de Deus independentemente de nossa origem. Aleluia, teve espaço para mim.

Mas este versículo declara que o evangelho foi de forma absolutamente ineficiente, ineficaz, impotente, incapaz, desprovido de efeito, inócuo – diante de um “poder” maior que ele. Sim, estou afirmando que existe algo mais poderoso que o próprio evangelho adequadamente pregado, ainda que alguns o tenham por irresistível. A incredulidade, ou falta de fé, é algo que merece meditarmos pois tem poder de anular até o que Deus pretenderia fazer se não respeitasse nossa vontade.

A Palavra de Deus nos coloca frequentemente em vários cenários, da antiga e da nova aliança, como donos da nossa decisão. Por vezes não temos capacidade, nos falta força, mas somos nós que decidimos pela bênção ou pela maldição, pela salvação ou perdição, enfim por Deus ou não. A salvação vem pela fé e a fé pelo ouvir a Palavra de Deus, portanto precisamos ouvir. Mas este versículo nos ensina que ouvir sem fé não produz o resultado do evangelho – salvação em Jesus Cristo. Portanto, só podemos concluir que a falta de fé (incredulidade aqui no meu vocabulário) congela, engessa, prende.

Tudo começou porque uma pessoa me questionou sobre o poder da fé e eu como entusiasta do assunto fiz descrições e declarações quase que exageradas a respeito do que é a fé e o que ela pode operar na vida de pessoas e grupos, lugares e situações. A fé é o poder que por meio da palavra move montanhas, que traz salvação, que cura enfermos, que expulsa demônios, que opera milagres. Daí me dei conta que o poder da fé faz falta!!! Sem ela é impossível agradar a Deus então… Sobrenaturalmente, a ausência da fé é tão poderosa quanto a própria fé.

Veja bem, não estou dizendo que tem algo mais poderoso que o Deus Todo Poderoso. Não estou dizendo que falta de fé tem mais poder que a fé em si. O que estou dizendo sim, é que a fé não apenas faz falta como tem efeitos para bem e para mal. Sem ela nem o evangelho tem efeito. Sem ela nada funciona.

Talvez mereça um exame minucioso sobre o que é uma fé funcional (no sentido de que funciona, tem função). Mas a parte fácil de entender é que por falta de fé o evangelho secou na vida de alguns como a semente lançada sobre pedras.

Está achando difícil viver o evangelho? Invista mais na fé. Está difícil anunciar o evangelho? Aplique mais fé. Está complicado encarar o cotidiano com princípios do evangelho? Use mais fé. Está se sentindo cansado, abandonado, esquecido, desamparado? FÉ.

“Senhor, me ajuda a desenvolver minha fé e ter um fundamento firme do que não posso ver. Ensina-me a andar em fé, crescer em fé e aplicar fé em tudo que tu me deste.“


 Mário Fernandez
 

ICHTUS
Ajudando Você a Crescer

 


Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.